João Pessoa
Feed de Notícias

Governo do Estado apresenta expansão da rede acolhimento de criança e adolescente ao TJ e MP

terça-feira, 29 de setembro de 2015 - 12:12 - Fotos: 

O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Humano (Sedh), apresentou a expansão do serviço de acolhimento de crianças e adolescentes no Estado para o Ministério Público e o Tribunal de Justiça da Paraíba.

Serão implantadas 210 vagas, por meio de uma parceria entre Governo do Estado, Governo Federal e Municípios, de modo que todas as regiões do Estado sejam contempladas.

“A Paraíba vem consolidando o Sistema Único de Assistência Social (Suas) a cada ano. O serviço de acolhimento para crianças e adolescentes é uma demanda histórica e fazer com que ela se efetive é fortalecer o Suas”, ressaltou a secretária da Sedh, Cida Ramos.

Distribuição – As vagas serão distribuídas em 16 Casas-Lares (cada uma com dez vagas), outras 30 em três abrigos institucionais e mais 20 vagas para a modalidade Família Acolhedora.

Para esta distribuição, a equipe técnica da Sedh fez um levantamento e mapeamento em toda a Paraíba para verificar a necessidade de acolhimento de crianças e adolescentes de acordo com a incidência da violação de direitos.

Reunião – Participaram da reunião, a secretária Cida Ramos; o coordenador da Infância e Juventude do Tribunal de Justiça da Paraíba, juiz Adhailton Lacet; o juiz da Infância e Juventude de Campina Grande, Max Nunes de França; a coordenadora do Setor de Acolhimento Institucional da 1ª Vara da Infância e Juventude da Capital, Vitória Régia; além do Ministério Público representado pela assistente social Clodine Azevedo.

Também estiveram presentes a chefe de gabinete da Sedh, Neide Nunes; a gerente da Proteção Social Especial, Gabrielle Andrade; a coordenadora estadual dos Creas e técnicos da Secretaria.