João Pessoa
Feed de Notícias

Governo do Estado apresenta e discute projeto cultural com a SPU

terça-feira, 18 de maio de 2010 - 10:18 - Fotos: 
Uma comissão formada por representantes do Governo do Estado, Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional – IPHAN e Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico do Estado da Paraíba- IPHAEP, se reuniu na manhã desta segunda-feira, dia 17, para apresentar e discutir com o gerente regional da Secretaria de Patrimônio da União – SPU, Welison Araújo Silveira, importante projeto cultural para ser executado no Estado. Trata-se do Centro de Referência e de Fomento das Culturas Populares e Tradicionais da Paraíba.

Após a apresentação do projeto e alguns esclarecimentos por parte do gerente da SPU Welison, o processo para a cessão dos prédios do Centro Histórico onde irá funcionar o complexo cultural, volta a tramitar na SPU,  com mais agilidade, haja visto que o projeto já está praticamente aprovado.
Em breve o Subsecretário Executivo de Cultura, David Fernandes, estará finalizando os entendimentos com o MinC para o repasse das verbas desse projeto.

Na última reunião da comissão elaboradora do projeto, esteve presente representando o Ministério da Cultura, Marcelo Manzatti, que avaliou a proposta como algo muito importante para a cultura do Estado, e afirmou que dinheiro para investir no projeto o MinC tem.

Integram a comissão de elaboração do Centro de Referência e de Fomento das Culturas Populares e Tradicionais da Paraíba, representantes da UFPB- Universidade Federal da Paraíba, IPHAN – Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional , Fórum Estadual de Cultura Popular e Mestres da Cultura Popular.

Se tudo correr bem e não houver nenhuma barreira burocrática, a previsão é de que no mês de novembro o Centro de Referência já esteja funcionando. O Centro tem por objetivo entre outras coisas promover atividades de criação, produção, difusão, circulação, consumo, memória, ensino, articulação e vivência das diferentes expressões culturais do Estado.

Da Ascom da Subsecretaria Executiva de Cultura