João Pessoa
Feed de Notícias

Governo do Estado apresenta ações para terceira idade em encontro da Fetag

terça-feira, 28 de outubro de 2014 - 17:19 - Fotos:  Luciana Bessa

O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Humano (Sedh), apresentou aos participantes do 7º Encontro Estadual da Terceira Idade, na manhã desta terça-feira (28), algumas de suas ações que visam efetivar o direito da pessoa idosa na Paraíba. O evento é uma promoção da Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Estado da Paraíba (Fetag-PB) e segue até esta quinta-feira (30) para cerca de 300 idosos com o objetivo de debater questões relacionadas à terceira idade no campo e seus direitos, assim como oferecer lazer e diversão para os participantes.

A gerente operacional da Proteção Social Especial da Sedh, Gabrielle Tayanne Andrade Vasconcelos e o procurador de justiça, Valberto Lira, fizeram a palestra de abertura sobre “O Estatuto do Idoso e os principais desafios para sua efetivação”. Na ocasião, Gabrielle Andrade disse que o Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Humano (Sedh), desenvolve programas tanto para os idosos que vivem em Instituições de Longa Permanência, os antigos abrigos, como também para os demais.

Avanços para a terceira idade – Entre as ações do Governo do Estado na área da assistência social para a pessoa idosa ela destacou o programa habitacional Cidade Madura, que é o primeiro condomínio horizontal projetado com acessibilidade e todas as necessidades para a terceira idade. O primeiro funciona em João Pessoa. Outros dois vão beneficiar idosos de Campina Grande e de Cajazeiras.
Para contemplar o idoso que vive institucionalizado, o Governo do Estado executa o projeto Acolher, que beneficia mais de 1.400 idosos que moram nas Instituições de Longa Permanência, os antigos abrigos, com investimentos de R$ 2 milhões com recursos próprios para a realização de melhorias nestas Instituições.

Já para garantir o direito ao lazer, também foram recuperados os 16 Centros Sociais Urbanos (CSUs) da Paraíba, onde funcionam, entre outras atividades, os grupos da Terceira Idade.
Ainda com relação a grupos da terceira idade mantidos pelo Governo do Estado existe os que funcionam no Centro de Atividades e Lazer do Aposentado e Pensionista Padre Juarez Benício (Cejube) e no Centro de Convivência da Pessoa Idosa (CCI), no Castelo Branco. Este último também foi totalmente reformado e ganhou academia de ginástica e piscina coberta com acessibilidade para atender aos idosos da grande João Pessoa.

E como medida de enfrentamento à violência, a Sedh também lançou o Disque 123, tornando-se o primeiro Estado a ter um Disque próprio, o que possibilita mais agilidade no encaminhamento das denúncias sobre qualquer tipo de violação de direitos humanos. O serviço funciona em toda a Paraíba e conta com uma equipe de profissionais multidisciplinar que acompanha os casos.

Programação – A abertura do evento contou a presença do presidente da Fetag, Liberalino Ferreira de Lucena, da secretária da Terceira Idade da Fetag-PB, Maria Adelino da Silva, entre outras autoridades.
Durante o evento, serão abordados outros temas como: “Ações do MSTTR para a construção de uma política específica para a Terceira Idade”; “Desafios e Estratégias para uma Boa Saúde na Terceira Idade”; “Empréstimo Consignado e suas implicações na renda de aposentados (as) rurais”; e “Fortalecimento da política de Geração no MSTTR”.

O encontro tem como parceiros a Faculdade Maurício de Nassau, que enviará uma equipe para realizar testes de glicemia e aferição de pressão arterial. E o Instituto Embelleze, que prestará serviços de higiene e beleza, como cortes de cabelo, escova, etc.
Haverá ainda apresentações culturais, bingo e sorteio de brindes. No último dia do Encontro, os idosos passarão a manhã toda em um restaurante, na Praia do Seixas.