Fale Conosco

25 de abril de 2014

Governo do Estado apoia realização do I Grande Quilombo-Sertão, em Pombal



O Governo do Estado, por meio da Secretaria da Mulher e da Diversidade Humana, está apoiando a realização, nesta sexta-feira (25) e sábado (26), em Pombal, do I Grande Quilombo-Sertão, na comunidade Quilombola “Rufinos”, em Pombal. O encontro sertanejo reúne representantes de 14 quilombos da Paraíba das cidades de Cajazeirinhas, São Bento, Coremas, Pombal, Triunfo e Catolé do Rocha. O governador Ricardo Coutinho participará do evento neste sábado.

Segundo a secretária Gilberta Soares, o governo já vem desenvolvendo o projeto de atividades produtivas para fortalecer a segurança alimentar e nutricional das comunidades indígenas, negras e quilombolas da Paraíba. O projeto voltado para áreas quilombolas vai implantar nas comunidades Matias, Matão e Engenho Bonfim, localizadas nas cidades de Areia, Serra Redonda e Gurinhém, aviários de pequeno porte para criação de galinhas caipiras, ampliar e equipar unidade de beneficiamento de hortifrutigranjeiros e construir tanques para criação de peixes.

O projeto é de responsabilidade da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Humano, por meio de convênio firmado com o Ministério do Desenvolvimento Social e Combate a Fome, mas estamos como parceira para sua execução no sentido de articular e mobilizar essas comunidades. São mais de 80 famílias quilombolas. Estão sendo construídas hortas, aviários para a produção de hortaliças, criação de galinha caipira e produção de doces”, disse Gilberta.

O evento começa nesta sexta-feira (25), às 17h, com apresentação do diagnóstico das comunidades remanescentes. O encontro é uma articulação do Centro de Educação Integral Margarida Pereira da Silva (Cemar) com apoio da Secretaria da Mulher e da Diversidade Humana, Emater e Cooperar. A secretária da Mulher e da Diversidade Humana, Gilberta Soares, participará do encontro no sábado, que terá debates temáticos sobre Terra e Moradia, Cultura, Juventude, Geração de Trabalho e Renda, Educação e Saúde.