Fale Conosco

31 de agosto de 2011

Governo do Estado apoia realização da Festa da Mandioca em Princesa Isabel



O Governo do Estado, por intermédio da Secretaria do Desenvolvimento Agropecuária e da Pesca (Sedap) e da Emater Paraíba, promove, entre esta sexta-feira (2) e o próximo domingo (4), a 9ª Festa da Mandioca de Princesa Isabel, na comunidade Lagoa de São João, em Princesa Isabel. O evento conta com apoio da prefeitura municipal e de entidades nacionais, regionais e locais. Criada há oito anos pela Emater, a festa reúne milhares de participantes, inclusive de outros Estados.

As festividades começam com uma celebração eucarística na Capela de Lagoa de São João, seguindo de exposição e venda de produtos derivados da mandioca e macaxeira. No decorrer da festa acontecerão apresentações de grupos folclóricos, shows musicais, palestras, cavalgada, escolha da princesa e rainha da festa, concurso de arte culinária e exposição de produtos a partir da mandioca.

As comunidades de Lagoa de São João, Macambira, Moça Branca, Cedro e Lagoa da Cruz têm uma população de 325 famílias que trabalham com um cultivo de mandioca, que é transformada em farinha, goma, massa pura, beijus e outros derivados dos produtos, tudo comercializado em feiras livres, supermercados e mercearias em diversas cidades, inclusive em outros Estados. Juntas, as famílias produzem seis mil toneladas de produtos derivados da mandioca.

O cultivo da mandioca é a maior fonte de emprego e renda para os agricultores familiares de cinco comunidades rurais de Princesa Isabel onde a Festa da Mandioca se realiza. A produção está em torno de 1.500 toneladas de raízes e uma fabricação de 8.500 sacas de farinha de 50 quilos cada.

A expectativa dos órgãos parceiros, como Serviço Brasileiro de Apoio à Pequena e Micro Empresa (Sebrae), Banco do Brasil, Banco do Nordeste e Prefeitura local é de que o evento repita o sucesso das versões anteriores com a exposição e vendas de produtos derivados da mandioca e macaxeira.