João Pessoa
Feed de Notícias

Governo do Estado apoia lançamento de Circuito de Ecoturismo da Costa do Conde

quarta-feira, 6 de julho de 2016 - 10:09 - Fotos: 

A Costa do Conde, no Litoral Sul da Paraíba, é conhecida pelas praias paradisíacas, rico acervo cultural das comunidades locais e Área de Preservação Ambiental (APA Tambaba). Com a proposta de incentivar a prática do Ecoturismo, um grupo de empresários e adeptos de práticas esportivas decidiu promover o Circuito de Ecoturismo da Costa do Conde. O lançamento do projeto acontece nesta sexta-feira (8), a partir das 15h, nas dependências da Hotel Viking.

Segundo as organizadoras do evento, as condutoras de Trilhas e Caminhadas na APA Tambaba, Rosana Diniz e Daniela da Silva, o evento é esportivo. “A proposta é integrar o homem com a natureza do local, gerando uma motivação e incentivando a prática do esporte de aventura e o ecoturismo”, afirmam. Dados da Organização Mundial do Turismo (OMT) revelam que o turismo ecológico vem crescendo num ritmo duas a três vezes superior ao turismo convencional. O evento tem apoio do Governo do Estado, por intermédio da Empresa Paraibana de Turismo (PBTur) na divulgação das atividades junto aos principais meios de comunicação do país.

A presidente da Empresa Paraibana de Turismo (PBTur), Ruth Avelino, informa que a Costa do Conde vem se consolidando como um roteiro turístico, atraindo visitantes de todos os segmentos. “Atualmente, o turista que vem nos conhecer, ou mesmo visitar, busca o lazer, conhecer nossas belezas naturais. O Conde possui um patrimônio único, que e além de sol e mar, tem uma vocação ecoturística, além de turismo de experiência. O Conde hoje recebe pessoas de todo o mundo, que adoram fazer trilhas, rapel, canoagem, e praticar esportes radicais, sem agredir a natureza. Por isso acredito que esse evento tem tudo para se consolidar e entrar no calendário da cidade”, avaliou a executiva paraibana.

Ruth Avelino explica que o Ministério do Turismo (MTur) define o ecoturismo como “o segmento da atividade turística que utiliza, de forma sustentável, o patrimônio natural e cultural, incentiva sua conservação e busca a formação de uma consciência ambientalista por meio da interpretação do ambiente, promovendo o bem-estar das populações”.

Modalidades – De acordo com as organizadoras do Circuito de Ecoturismo da Costa do Conde, o evento terá as seguintes modalidades esportivas:

- Corrida de Orientação na APA Tambaba – Dia 14 de agosto

- Trilha Ecológica de Bike – Dia 21 de agosto

- Caminhada Ecológica Circuito Rio Garaú – Dia 28 de agosto

- Passeio de Caiaque Rio Garaú – Dia 4 de setembro