Fale Conosco

24 de março de 2015

Governo do Estado apoia Feira de Mulheres Artesãs da Paraíba



exposiçao de artesanato do cendac foto vanivaldo ferreira secom pb 3 270x192 - Governo do Estado apoia Feira de Mulheres Artesãs da ParaíbaO Centro de Apoio à Criança e ao Adolescente (Cendac), com o apoio do Governo da Paraíba, abre nesta quarta-feira (25), às 17h, no Pátio da PBTur, na Capital, a IV Feira de Mulheres Artesãs da Paraíba. O evento acontece até o próximo sábado (28) e reúne trabalhos de 200 artesãs de 40 cidades do estado. A Feira vai funcionar das 12h às 22h e no sábado até 14h. A entrada é gratuita.

No evento, estarão expostos trabalhos em renda renascença, cipó, escama de peixe, algodão colorido, renda labirinto, batique, caixas decorativas, arte provençal, bonecas de pano, entre outros. A programação ainda vai contar com apresentações culturais. As delegacias da Mulher e do Idoso estarão presentes, com atendimento e distribuição de material educativo.

exposiçao de artesanato do cendac foto vanivaldo ferreira secom pb 6 270x192 - Governo do Estado apoia Feira de Mulheres Artesãs da ParaíbaA artesã Dhierlisan Nogueira, de João Pessoa, que trabalha com caixas decorativas, participou de todas as edições da feira. “Desde os 15 anos que o artesanato é a minha fonte de renda. É gratificante ver nosso trabalho valorizado”, comemorou. A artista aprendeu a arte em um dos cursos profissionalizantes do Cendac.

O objetivo da Feira, que foi criada para celebrar o Mês da Mulher, é ajudar na autonomia econômica das mulheres que vivem do artesanato. “Homenagear as mulheres de uma forma diferente, dando oportunidade, gerando renda e valorizando o seu trabalho,” destacou a presidenta do Cendac, Valquíria Alencar.

exposiçao de artesanato do cendac foto vanivaldo ferreira secom pb 1 270x192 - Governo do Estado apoia Feira de Mulheres Artesãs da Paraíba“Estamos prevendo o aumento do número de vendas nesta quarta edição da Feira, em função da localização, por ser realizada em um ponto turístico e também pelo número de participantes”, observou um dos coordenadores da feira, Valdir Fialho.

A primeira edição da Feira, em 2011, contou com 70 expositoras de 18 municípios. Além do apoio do Governo do Estado, o Cendac também conta com a parceria das prefeituras municipais das cidades participantes. Trabalhando sempre a questão da inclusão social no mercado de trabalho, a formação profissional e a oportunidade de crescer socialmente, o Cendac mostra mais uma vez que é uma ONG que se preocupa não só com os direitos das crianças e do adolescente, mas que busca a qualidade de vida das mulheres, sempre dando prioridade, aqueles paraibanos em situação de vulnerabilidade social.