João Pessoa
Feed de Notícias

Governo do Estado apoia Feira de Mulheres Artesãs da Paraíba

terça-feira, 24 de março de 2015 - 10:47 - Fotos:  Vanivaldo Ferreira/Secom-PB

O Centro de Apoio à Criança e ao Adolescente (Cendac), com o apoio do Governo da Paraíba, abre nesta quarta-feira (25), às 17h, no Pátio da PBTur, na Capital, a IV Feira de Mulheres Artesãs da Paraíba. O evento acontece até o próximo sábado (28) e reúne trabalhos de 200 artesãs de 40 cidades do estado. A Feira vai funcionar das 12h às 22h e no sábado até 14h. A entrada é gratuita.

No evento, estarão expostos trabalhos em renda renascença, cipó, escama de peixe, algodão colorido, renda labirinto, batique, caixas decorativas, arte provençal, bonecas de pano, entre outros. A programação ainda vai contar com apresentações culturais. As delegacias da Mulher e do Idoso estarão presentes, com atendimento e distribuição de material educativo.

A artesã Dhierlisan Nogueira, de João Pessoa, que trabalha com caixas decorativas, participou de todas as edições da feira. “Desde os 15 anos que o artesanato é a minha fonte de renda. É gratificante ver nosso trabalho valorizado”, comemorou. A artista aprendeu a arte em um dos cursos profissionalizantes do Cendac.

O objetivo da Feira, que foi criada para celebrar o Mês da Mulher, é ajudar na autonomia econômica das mulheres que vivem do artesanato. “Homenagear as mulheres de uma forma diferente, dando oportunidade, gerando renda e valorizando o seu trabalho,” destacou a presidenta do Cendac, Valquíria Alencar.

“Estamos prevendo o aumento do número de vendas nesta quarta edição da Feira, em função da localização, por ser realizada em um ponto turístico e também pelo número de participantes”, observou um dos coordenadores da feira, Valdir Fialho.

A primeira edição da Feira, em 2011, contou com 70 expositoras de 18 municípios. Além do apoio do Governo do Estado, o Cendac também conta com a parceria das prefeituras municipais das cidades participantes. Trabalhando sempre a questão da inclusão social no mercado de trabalho, a formação profissional e a oportunidade de crescer socialmente, o Cendac mostra mais uma vez que é uma ONG que se preocupa não só com os direitos das crianças e do adolescente, mas que busca a qualidade de vida das mulheres, sempre dando prioridade, aqueles paraibanos em situação de vulnerabilidade social.