Fale Conosco

3 de junho de 2009

Governo do Estado apóia Encontro de Entidades de Oficiais do Brasil



Após seis anos, acontece em João Pessoa até esta sexta-feira (5), com apoio do Governo do Estado, Polícia Militar e Clube dos Oficiais da PM, o Encontro de Entidades de Oficiais do Brasil – 8º ENEME. O evento será aberto na noite desta quarta-feira às 20 horas, no Hotel Tambaú (auditório Sérgio Bernardes), e tem a participação de 200 oficiais da Polícia Militar de todos os estados da Federação. A palestra de abertura “Gestão Pública e as Instituições Militares do Estado”, será proferida pelo governador José Maranhão.

O encontro será realizado até sexta-feira no Hotel Caiçara. A partir das 9 horas desta quinta-feira acontecerá o painel Deputados Federais Oficiais – Coronel Paes de Lira /SP, Major Fábio/PB, Capitão Assunção / ES e Coronel Fraga / DF. O tema é A defesa das instituições militares estaduais e seus integrantes no Congresso Nacional.

Em entrevista coletiva na manhã desta quarta-feira, na Secretaria de Comunicação do Governo, o comandante geral da Polícia Militar, coronel Marcos Antonio de Carvalho, o presidente da Federação Nacional das Entidades de Oficiais do Brasil, coronel Marlon Jorge, PM/SC, e o presidente do Clube dos Oficiais da PM da Paraíba, coronel Francisco, falaram sobre os objetivos do 8º ENEME.

O comandante geral da PM da Paraíba, coronel Carvalho, afirmou que o governador do Estado oferece total apoio logístico ao encontro nos três dias de discussões, também através do secretário da Segurança e Defesa Social, Gustavo Gominho. Coronel Carvalho destacou que a troca de informações e os debates sobre a violência e a segurança pública vão contribuir com o aprimoramento das operações de policiamento preventivo nos Estados.
 
Coronel Marlon Jorge afirmou que a federação congrega hoje 32 entidades no País e o objetivo do ENEME é discutir temas importantes relacionados à segurança pública e é da maior importância, tendo, inclusive, o apoio do Ministério da Justiça através da Secretaria Nacional de Segurança Pública. As experiências e as ações positivas das polícias de cada Estado são úteis para a política de segurança pública do país.
 
O coronel Francisco avaliou que o encontro é de extrema importância para as Polícias Militares e lamentou não ter tido apoio do governo da Paraíba nos últimos seis anos para viabilizar a realização do evento.

Programação – Está prevista para esta quinta-feira às 10h15 a participação do secretário nacional de Segurança Pública (Senasp), Ricardo Balestreri, que apresentará o tema “As Instituições Militares Estaduais e o Sistema de Segurança Pública do Brasil”.  Um representante do Ministério da Justiça vai abordar o tema “1ª CONSEG – Conferência Nacional de Segurança Pública”. Às 17h30 o coronel Sigfrid Maus, da Polícia Militar de Santa Catarina, e presidente da AME-Brasil, vai proferir a palestra “A Ética e os Oficiais das Polícias e Corpos de Bombeiros Militares”. À tarde consta como atividade paralela a assembléia geral da FENEME.

Na sexta-feira às 9 horas o presidente do Tribunal de Justiça da Paraíba, Desembargador Luiz Silva Ramalho, abordará o tema “Autoridade Policial do Policial Militar” Às 14 horas os organizadores do evento abrem espaço para a Conferência Livre, momento em que a sociedade civil pode participar dos debates. O 8º ENEME tem como um dos organizadores o Clube dos Oficiais da Polícia Militar da Paraíba, sob a coordenação do coronel Francisco, secretário da Juventude, Esportes e Lazer do Governo do Estado. 

Josélio Carneiro, com fotos de Walter Rafael