Fale Conosco

25 de julho de 2009

Governo do Estado apóia 34º Festival de Inverno de Campina Grande



O Governo da Paraíba apóia o 34º Festival de Inverno de Campina Grande. Recursos da ordem de R$ 120 mil estão sendo disponibilizados à organização do tradicional e reconhecido evento idealizado e realizado por Eneida Agra Maracajá, ativista cultural de renome. A cerimônia de abertura aconteceu na noite desta sexta-feira (24), no Circo da Cultura, instalado no Parque do Povo. Até o próximo dia 31 Campina Grande ‘respira’ cultura. O governador José Maranhão foi representado pelo secretário da Educação e Cultura, Francisco Sales Gaudêncio.

De acordo com o secretário Sales Gaudêncio o Festival de Inverno de Campina Grande é um marco no calendário cultural e turístico da cidade há mais de três décadas e o Governo do Estado contribui não poderia deixar de colaborar com o evento. O sub-secretário de Cultura do Estado, Flávio Tavares, também prestigiou a abertura. O vereador Fernando Carvalho, representou o prefeito Veneziano Vital do Rego.

Sobre o apoio financeiro que o Governo do Estado disponibiliza ao Festival, Eneida Agra Maracajá revela que a contribuição é importante, e Campina Grande é uma cidade grata e reconhece, fica feliz em saber que o governo estadual investe na atividade cultural. No texto de apresentação do Festival, Eneida afirma que  O Festival resiste! Resiste e aposta na cultura e na cidade. A cultura está na cidade, a cultura é a cidade. E conclui: “Por Campina e para Campina, resistir é preciso”.

O Festival se constitui em mostra nacional de música, teatro e dança e cultura popular. A realização é do Solidarium – Instituto de Arte, Cultura e Cidadania, presidido por Eneida Agra Maracajá. A co-realização é da prefeitura de Campina Grande. Os patrocinadores são o Governo do Estado, a Chesf – Companhia Hidro Elétrica do São Francisco, Fundação Nacional de Artes e Governo Federal. O apoio cultural ao evento é do Sesc-pb, Federação das Indústrias do Estado da Paraíba, UFCG, UEPB e Facisa.

Na noite de abertura a acolhida ao público coube ao grupo Os Clowns de Campina, que apresentou uma performance muito aplaudida. Na seqüência, o Coro em Canto, coral da UFCG e o espetáculo Cantigas do Sol Dom Quixote de Cordel (Dramart Produções, do Recife.

Confira algumas das atrações do Festival. Neste sábado às 10h, Festival de Hip Hop e Biliu de Campina, na Praça da Bandeira. Sonho de uma Noite de Verão, às 10h no Circo da Cultura, com Cia Abração, de Curitiba-PR. Às 19h, Múltiplos Solos, Cia Urbana,do Rio de Janeiro. Às 21h, Bnegão e Seletores de Freqüência (Rio). Neste domingo, 26, Elba Ramalho se apresenta no Circo às 21h. Luiz Melodia, é atração na terça-feira (28). No dia 29 tem Cabruêra e na sexta dia 31, Carlinhos de Jesus encerra o festival. Eventos também acontecerão no Sesc-Centro.

 Josélio Carneiro, com fotos de Alberi Pontes, da Secom