Fale Conosco

24 de agosto de 2012

Governo do Estado apoia 11ª Parada do Orgulho e Cidadania LGBT



A 11ª edição da Parada do Orgulho e Cidadania LGBT de João Pessoa acontece neste domingo (26), nas praias de Tambaú e Cabo Branco, com apresentações culturais, ações educativas e a participação de lésbicas, gays, bissexuais, travestis, transexuais e simpatizantes de todo o Estado. O evento, que recebe apoio do Governo da Paraíba, através da Secretaria da Mulher e da Diversidade Humana (SEMDH) e da Casa Civil, terá mais de 12 horas de atrações, começando às 10h.

“Afirmando Direitos e Cidadania” é o tema da Parada deste ano, que terá também a participação da equipe da SEMDH distribuindo preservativos e informativos sobre o Espaço LGBT e a campanha de enfrentamento à homofobia, “Tire o Respeito do Armário”, lançada na manhã desta sexta-feira (24).

Segundo a secretária executiva da SEMDH, Gilberta Soares, o Governo do Estado afirma a importância de ser parceiro do movimento LGBT na realização da 11ª Parada, por ser um evento que dialoga com a sociedade de forma ampla, convidando a população a mover-se dos preconceitos e respeitar LGBTs.

“Este ano, realizamos também atividades voltadas para mulheres lésbicas e bissexuais pela proximidade do dia 29 de Agosto (Dia da Visibilidade Lésbica), data de luta pela promoção de direitos de mulheres lésbicas e bissexuais, que sofrem a dupla discriminação de gênero e pela orientação sexual”, disse.

Além do apoio à infraestrutura da 11ª Parada, o Governo do Estado está apoiando a vinda da representante nacional da Liga Brasileira de Lésbicas (LBL) e de mulheres de vários municípios paraibanos que participarão de ações formativas e afirmativas, alusivas ao dia 29 de agosto.

Neste sábado (25), a SEMDH e o Grupo de Mulheres Maria Quitéria vão realizar o Seminário “Visibilidade e Participação das Mulheres Lésbicas e Bissexuais”, com o objetivo de contribuir com o fortalecimento do segmento de mulheres lésbicas e bissexuais, organização e participação nos movimentos de mulheres e LGBT, visando a formulação de políticas públicas que atendam esse segmento. O encerramento do seminário acontecerá no Bar Relicário, localizado em Mangabeira, com apresentação da Campanha de Enfrentamento a Homofobia. ‘

A 11ª edição da Parada do Orgulho e Cidadania LGBT terá apresentação de artistas locais como o Dj Dallez, Adeildo Vieira, Cida Alves, Banda No Exit, Banda Donna’s, DJ Guiraiz, DJ Helan, DJ Shioliver, DJ Kylt e banda Abrado’s Zóio e de Wanessa Camargo.

Para o presidente do MEL, Luciano Bezerra, esse será um momento não só de comemoração, mas também de reivindicação pelos direitos LGBT. “Vamos fazer um momento de reflexão sobre as políticas públicas e os casos de assassinatos de homossexuais aqui na Paraíba. Convidamos toda população a refletir sobre as desigualdades e pedir por respeito”, disse.

A programação da Parada terá três momentos: das 10h às 15h, apresentação de artistas locais em frente ao Serviço Social do Comércio (Sesc), caminhada até o Busto de Tamandaré, onde acontecerá o ato público em protesto aos crimes homofóbicos, e encerramento com show da cantora Wanessa Camargo.