Fale Conosco

6 de maio de 2015

Governo do Estado, ANA e deputados discutem situação do açude Epitácio Pessoa, em Brasília



O Governo do Estado, a Agência Nacional das Águas (ANA) e os deputados federais paraibanos discutirão nesta quinta-feira (7), em Brasília, a situação do reservatório Epitácio Pessoa. Também conhecido como Boqueirão, o açude abastece Campina Grande e 20 municípios vizinhos e está com 19,5% da capacidade máxima.

O encontro estava programado para as 9h da manhã, mas foi transferido para as 14h desta quinta e será realizado na sede da ANA, no Distrito Federal. O Governo do Estado será representado pelo presidente da Agência Executiva de Gestão das Águas do Estado da Paraíba (Aesa), João Fernandes da Silva.

“A responsabilidade da gestão das águas de Boqueirão é da ANA. Mas, como nós estamos vendo que o nível do açude é preocupante, vamos pedir, juntamente com a bancada federal paraibana, que novas medidas sejam adotadas para garantirmos a segurança hídrica de Campina e cidades vizinhas”, alertou João Fernandes.

O açude Epitácio Pessoa está localizado na cidade de Boqueirão, a cerca de 50 quilômetros de Campina Grande. O reservatório tem capacidade para mais de 411 milhões de metros cúbicos e atualmente está com 80 milhões de metros cúbicos. Ele faz parte da bacia hidrográfica do rio Paraíba, a segunda maior do Estado.

Além do Epitácio Pessoa, a Aesa monitora o nível de outros 123 açudes. Destes, um está sangrando, 49 têm capacidade armazenada superior a 20% do seu volume total, 35 estão com menos de 20% e 39 com menos de 5%.