João Pessoa
Feed de Notícias

Governo do Estado amplia projeto de Polícia Comunitária

terça-feira, 3 de novembro de 2009 - 11:02 - Fotos: 

O Governo do Estado investe na multiplicação da modalidade Polícia Comunitária. O governador José Maranhão anunciou na manhã desta terça-feira (3), no programa semanal de rádio Palavra do Governador, a construção de um Núcleo Integrado de Policiamento Comunitário no Conjunto Marcos Moura, na cidade de Santa Rita. Estatísticas apontam que aquela comunidade tem um alto índice de violência e o Governo decidiu implantar, em parceria com os moradores, a Polícia Comunitária.
 
Maranhão afirmou que o foco do Núcleo Integrado será a ação preventiva, desenvolvendo junto à população trabalhos de combate à ociosidade dos jovens, tirando-os de situação de risco e os encaminhando para atividades que a própria comunidade esteja desenvolvendo. Três reuniões já ocorreram no Marcos Moura, para discutir a implantação do policiamento comunitário no conjunto. Os encontros envolvem representantes da UEPB; Associação de Apoio ao Trabalho Cultural, Histórico e Ambiental de Lucena; Centro de Defesa Popular de Nova Trindade e da Associação de Moradores do Marcos Moura.

Um projeto piloto já funciona há um mês no bairro da Ilha do Bispo, em João Pessoa. Na semana passada uma audiência pública debateu ações prioritárias na Ilha do Bispo visando reduzir a violência naquela área.
 
O governador afirmou que a nova experiência é construída, de fato, em parceria com as comunidades a partir de diálogos, ouvindo moradores de determinadas localidades. O novo modelo de policiamento é discutido em reuniões do Conselho Comunitário que está sempre em contato com os agentes policiais.

Maranhão destacou a importância de se capacitar policiais para atuarem nesta nova modalidade de policiamento: “Para que cheguemos a resultados objetivos, práticos, que o cidadão possa sentir que há um estilo novo de fazer policiamento, nós entendemos que é indispensável a capacitação dos policiais”.  No dia 22 de outubro o secretário de Estado da Segurança e Defesa Social, Gustavo Ferraz Gominho, participou da solenidade de encerramento do Curso de Multiplicadores de Polícia Comunitária. Foram formados 28 profissionais da área de segurança pública de diversas instituições que vão atuar como multiplicadores, ou seja, capacitando outros policiais. A formação acontece na Academia de Polícia Cabo Branco, da Polícia Militar, no conjunto Mangabeira, na Capital. O Governo quer levar a Polícia Comunitária a vários bairros de João Pessoa, Campina Grande e outros municípios de grande porte.

No dia 30 de setembro o governador fez a entrega das instalações do Núcleo Integrado de Policiamento Comunitário, no bairro da Ilha do Bispo, em João Pessoa. O órgão foi construído a partir de uma parceria do Governo do Estado com a Cimpor, fábrica de cimento instalada no local. O Núcleo Integrado de Policiamento funciona em parceria com as polícias Militar e Civil, com plantão de um oficial da PM e um Delegado, em sintonia com os moradores do bairro, através do Conselho Comunitário da Ilha do Bispo.

Josélio Carneiro, da Secom