João Pessoa
Feed de Notícias

Governo do Estado amplia ações do Programa de Aquisição de Alimentos

quarta-feira, 8 de junho de 2011 - 17:37 - Fotos:  Secom/PB

O Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) do Governo do Estado ganhou o reforço dos técnicos da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural da Paraíba (Emater). Com a participação do órgão, a Secretaria de Desenvolvimento Humano (SEDH) vai agilizar o cadastramento dos agricultores e ampliar a quantidade de produtos adquiridos dos pequenos produtores.

Técnicos da Secretaria, Emater e Empasa se reuniram para definir metas e atribuições de cada órgão nesse trabalho. “Vamos trabalhar com um banco de dados informatizado de última geração, agilizando a emissão de documentos e desburocratizando o processo. Além disso, iremos acompanhar a produção, orientando e auxiliando as famílias agricultoras”, explicou o coordenador de planejamento da Emater, Alexandre Alfredo.

De acordo com a coordenadora do PAA, Adelina Almeida Moreira, mais de uma tonelada de alimentos foi adquirida nesta terça-feira (7) na cidade de Itabaiana. Os produtos foram repassados simultaneamente para o Centro de Referência da Assistência Social (Cras), Centro de Atenção Psicossocial (Caps) e Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (Peti).

“Na próxima segunda-feira (13) seguiremos para o município de Itabaiana com a equipe da Empasa, que é responsável por analisar a qualidade dos alimentos antes da aquisição. Essa parceria entre os órgãos tem sido fundamental para o desenvolvimento do PAA”, explicou Adelina Almeida.

Orçamento – Em parceria com o Ministério do Desenvolvimento Social, o Governo do Estado vai investir mais de R$ 2 milhões na agricultura familiar da Paraíba até o final deste ano por meio do PAA.

Ao todo, mais de 600 produtores em 14 municípios da Paraíba serão beneficiados e cerca de 40 mil pessoas terão acesso aos gêneros alimentícios.

Os municípios atendidos atualmente são Alhandra, Araçagi, Caaporã, Capim, Conde, Cruz do Espírito Santo, Curral de Cima, Itabaiana, Mamanguape, Pilões, Pitimbu, São Miguel de Itaipu, Sapé e Sobrado.