Fale Conosco

19 de maio de 2015

Governo do Estado abre programação da Semana de Luta Antimanicomial



RicardoPuppe Luta Antimanicomial Sec 270x202 - Governo do Estado abre programação da Semana de Luta AntimanicomialAs apresentações do Coral do Conde, da Roda de Samba de Cabedelo e do grupo de capoeira de Cabedelo transformaram a abertura da “V Semana de Luta Antimanicomial” em um momento de alegria para pacientes e autoridades presentes. A ação promovida pela Secretaria de Estado da Saúde (SES) foi iniciada, nessa segunda-feira (18), no auditório da reitoria da UFPB, no campus de João Pessoa.

Com o tema “O meu lugar é todo lugar”, o evento promoveu debates entre usuários e profissionais de saúde mental, além de reunir familiares dos pacientes. Na ocasião, a secretária Executiva da Saúde do Estado, Maura Sobreira, defendeu que a proposta é proporcionar espaços inclusivos, menos preconceituosos, além de sensibilizar a população sobre o tratamento humanizado.

RicardoPuppe Luta Antimanicomial  270x202 - Governo do Estado abre programação da Semana de Luta Antimanicomial“Nosso dever e compromisso é fazer a defesa da dignidade e do respeito da pessoa com transtorno mental, fortalecendo a atenção psicossocial do nosso Estado. Não devemos tratar o usuário de forma diferenciada. Essa luta é da gestão, do trabalhador de saúde e do usuário e deve ser expressa em nossas práticas diárias, por meio do respeito, cuidado e zelo”, destacou Maura Sobreira, que ainda informou que o Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Saúde, pretende abrir leitos de saúde mental nas unidades hospitalares.

RicardoPuppe Luta Antimanicomial 2 270x202 - Governo do Estado abre programação da Semana de Luta AntimanicomialA coordenadora da Saúde Mental, Shirlene Queiroz, avaliou que o assunto é pauta prioritária para o Governo do Estado, que entente que o foco é a reforma psiquiátrica brasileira, ampliando o serviço, reforçando a importância do usuário ser inserido na sociedade. “A rede psicossocial é uma rede ampla, que não se resume apenas aos Centros de Atenção Psicossocial [Caps]. Há necessidade de outros serviços, a exemplo de hospitais gerais, consultórios de rua e unidades básicas de saúde atenderem a esses usuários”, pontuou Shirlene.

RicardoPuppe Luta Antimanicomial 4 270x202 - Governo do Estado abre programação da Semana de Luta AntimanicomialO diretor do Complexo Psiquiátrico Juliano Moreira, Valter Franco, anunciou que uma praça terapêutica será construída para usuários e familiares na unidade de saúde. “Nosso objetivo é transformar o hospital em uma unidade cada vez mais humana e acolhedora, a exemplo, de um centro de convivência”, disse Valter.

Já o representante da Universidade Federal da Paraíba, professor João Euclides Braga, afirmou que a universidade sempre estará aberta para esse tipo de causa.

RicardoPuppe Luta Antimanicomial 22 270x202 - Governo do Estado abre programação da Semana de Luta AntimanicomialA “V Semana Estadual de Luta Antimanicomial” será encerrada no próximo dia 22, às 15h, com uma marcha saindo do Parque Solon de Lucena, em frente ao Procon estadual, até a Praça João Pessoa.

Programação – ACoordenação Estadual de Saúde Mental, da SES, com mais 42 municípios, que oferecem o serviço de saúde mental; residências terapêuticas e unidades de acolhimento, iniciaram as atividades da “V Semana Estadual de Luta Antimanicomial” no dia 6 de maio, com momentos culturais; palestras nos Caps e em escolas; atividades físicas e recreativas com os usuários; oficinas de sensibilização; produção artística; terapia comunitária; caminhadas; rodas de conversas, entre outras ações.