Fale Conosco

23 de julho de 2012

Governo do Estado abre Paraíba Paralímpica em Campina Grande



O Paraíba Paralímpica será oficialmente aberto nesta terça-feira (24), às 10h, no ginásio da Escola Estadual Nenzinha Cunha Lima, em Campina Grande. O projeto, que é realizado pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Juventude, Esporte e Lazer (Sejel), consiste em oferecer aulas gratuitas, durante todo o ano, de quatro modalidades do para-desporto: bocha paralímpica, goalball, futebol para deficientes visuais e vôlei sentado.

Segundo o secretário da Sejel, José Marco, além de Campina Grande o projeto vai abranger a cidade de João Pessoa com aulas no ginásio Ronaldão. Ele explicou que o lançamento na Capital será marcado após a conclusão de uma rampa de acessibilidade para os alunos cadeirantes.  “Em Campina Grande será o primeiro passo para abrir oficialmente o projeto. Assim que a construção da rampa que dá acesso à quadra, que está em andamento, for concluída, o programa será lançado em João Pessoa”, disse José Marco.

Para o coordenador do projeto e especialista em esportes para a pessoa com deficiência, professor Gilmar Araújo, existe uma meta para que o Paraíba Paralímpica atinja mais regiões a partir de 2013. “O esforço será maior no ano que vem para se tentar expandir o programa para outras regiões. No primeiro ano, e pelo quantitativo de paraatletas, tivemos que fazer nos dois principais municípios do Estado”, justificou.

Nomeclatura Paralímpica – Desde o ano passado, o comitê nacional resolveu substituir o termo “paraolímpico” para “paralímpico”. A recomendação partiu do Comitê Paralímpico Internacional para que o Brasil se aproximasse à terminologia utilizada pelos demais países. As federações e entidades devem alterar suas nomenclaturas até 2013.