Fale Conosco

19 de agosto de 2015

Governo do Estado abre inscrições para oficina de cenografia no Espaço Cultural



A Fundação Espaço Cultural da Paraíba (Funesc) está com inscrições abertas para a oficina de cenografia “Da Observação à Cena”, que será ministrada por Jorge Bweres (Grupo de Teatro Lavoura). As aulas são destinadas a iniciantes que estejam comprometidos com as artes cênicas. A idade mínima para participar é 16 anos. A oferta é de 20 vagas e os interessados devem apresentar currículo e justificar o motivo de seu interesse pelo curso. As matrículas podem ser feitas junto à Diretoria de Desenvolvimento Artístico Cultural (DDAC), rampa 1, Espaço Cultural José Lins do Rego, até esta sexta-feira (21) e as aulas começam na segunda-feira (24).

A oficina está estruturada nos trabalhos práticos e exercícios. Na primeira aula, haverá uma introdução sobre a história, a origem e desenvolvimento da cenografia no teatro. Como ferramentas serão dadas noções de representação gráfica, uma introdução prática de racionalismo com exercícios de desenho livre. De posse dessas ferramentas, será feita a análise de um texto e, em seguida, a elaboração de uma proposta cenográfica com a construção de um projeto gráfico e a elaboração de uma maquete volumétrica. Todos os projetos serão expostos e avaliados.

O objetivo geral é instrumentalizar os alunos com noções de desenho técnico e livre junto a uma discussão sobre conceito de cenografia utilizando um texto para teatro. Como objetivos específicos, a oficina visa ensinar os conceitos básicos de desenho técnico e representação gráfica: planta baixa, cortes, elevações, escala, especificação de materiais, perspectiva e volumetria.

O programa também pretende estimular o desenho livre através da observação de elementos naturais e arquitetônicos junto às noções de racionalização. Os alunos vão analisar um texto para teatro e, a partir dele, elaborar um projeto de cenografia e a construção de uma maquete volumétrica. Também serão estimulados a apreciar elementos da natureza, arquitetônicos e obras de arte, além de receberem noções de racionalização, desenho livre e trabalho de campo.

Jorge Bweres – Arquiteto e urbanista, formado pela Universidade Federal da Paraíba. Pós-graduado em educação com trabalho na área de psicologia: Ambiente e comportamento. Em sua experiência teatral, já foi integrante do Grupo de Teatro Bigorna (1985 a 2007), atuando nos espetáculos Burgueses ou Meliantes, ator e assistente de iluminação; A Batalha de Ol Contra o Gigante Ferr, ator e assistente de iluminação; A Verdadeira Estória de Jesus, ator e assistente de iluminação; Anayde, ator e iluminador; A Bagaceira, iluminador e figurinista; Fogo Morto, iluminador; As Pelejas de Ojuara, direção, iluminação, cenografia e figurino; Do  Reino Encantado, direção, iluminação e roteiro; Seja o que Deus Quiser, cenografia e iluminação; Diário de um Louco, direção compartilhada e iluminação; Dèjá Vue, iluminação e cenografia; Maria Canta a Paixão, cenografia; Paixão de Cristo de João Pessoa, iluminação; Esparrela, iluminação; Entre Quatro Paredes, iluminação, cenografia e ambientação; Paixão da Sagrada Família, iluminação e cenografia; Bruta Flor, direção compartilhada e iluminação; A Flor da Paixão, iluminação e cenografia; A Culpa, projeto Diálogos no Palco-Sesc,  Vitória-ES, diretor convidado. Atualmente integra o grupo Lavoura.

Na área musical, Bweres atuou junto ao Coral Universitário Gazzi de Sá (UFPB); I e II Circuito de Música Antiga, canto e iluminação; Os Indispensáveis, iluminação; O Réquiem, iluminação e figurinos; Cantata Bruta, concerto, direção e iluminação e figurinos, A Matéria do Sonho, concerto, direção e iluminação, entre outros. Sua experiência em direção de arte inclui o curtametragem Maria das Dores e dos Mares, câmera e produção de arte, e o longametragem Rebento, do qual foi diretor de arte.

 

Serviço:

Oficina de cenografia “Da Observação à cena”

Ministrante: Jorge Bweres

Público alvo: iniciantes que estejam comprometidos com as artes cênicas

Faixa etária: mínimo de 16 anos

Total de vagas: 20

Preço: R$ 20

Aulas: 25 a 28 de agosto, das 14h às 18h

Observação: os candidatos devem apresentar curriculum e justificar o interesse pela oficina

Inscrições: Diretoria de Desenvolvimento Artístico e Cultural (DDAC), rampa 1, Espaço Cultural José Lins do Rego (Rua Abdias Gomes de Almeida, 800, Tambauzinho), das 9h às 12h e das 14h às 17h

Informações: 3211-6225