Fale Conosco

7 de maio de 2014

Governo divulga programação para comemorar Semana Nacional dos Museus



Despertar o interesse pelo aprendizado de maneira não convencional, espontânea e interativa. Este é o objetivo da 12ª Semana Nacional de Museus que, na Paraíba, será sediada no período de 12 a 18 maio, em 24 museus de vários municípios do Estado. A ação é coordenada pelo Programa de Artesanato da Paraíba, através do Museu Casa do Artista Popular Janete Costa.

As cidades que receberão as atividades são Alagoa Grande, Bananeiras, Brejo do Cruz, Campina Grande, João Pessoa, Lagoa Seca, Patos, Poço José de Moura, Prata, São João do Rio do Peixe, Serra da Raíz e Triunfo.

Entre as atividades oferecidas, os visitantes e integrantes das escolas poderão aprender sobre a prática de cineclubismo, conferir exibição de filmes e curtas, mostras literárias, palestras, mesas temáticas, seminários, visitações guiadas, exposições fotográficas e iconográficas, saraus, gincanas culturais, atividades de campo, oficinas, ações educativas, performances e lançamentos de revistas.

Com o tema “Coleções criam conexões”, proposto pelo Conselho Internacional de Museus (ICOM), o evento ocorre anualmente para lembrar o Dia Internacional de Museus – comemorado oficialmente em 18 de maio – quando todas as instituições do país desenvolvem atividades com programação especial.

A gente começou essas atividades há muito tempo com o auxílio do Programa de Artesanato que tem por objetivo levar a cultura e a arte aos municípios mais distantes do Estado”, comentou a gestora do Programa de Artesanato da Paraíba, Ladjane Barbosa.

Em João Pessoa, o museu Casa do Artista Popular Janete Costa preparou uma programação especial em parceria com a Fundação de Ação Comunitária (FAC). “Vamos oferecer gratuitamente uma oficina de sandálias bordadas com pedras e sementes brasileiras e outra de origami nos dias 13 e 14 de maio para crianças, gestantes e idosos. Além disso, iremos fornecer transporte e lanches para manter a comodidade dos participantes”, destacou a diretora do museu Pedrita Tavares.

No museu, localizado na Praça da Independência, 56 – Centro, ainda haverá de 12 a 17 de maio, das 8h às 17h, exposição de roupas artesanais recicladas elaboradas pela estilista Vanda Costa, Xodó Fashion. Já no dia 14, das 16h às 17h, o coordenador do Curso Técnico em Produção de Moda da Funetec, Léo Magalhães vai ministrar a palestra “Moda e Artesanato”.

Programação no interior – A Casa de Margarida Maria Alves e o Memorial Jackson do Pandeiro, em Alagoa Grande, irão realizar de 12 a 18 de maio, das 9h às 12h, ações educativas para promover um diálogo entre os museus e escolas, se estendendo também as praças. Em Bananeiras, o Museu Desembargador Semeão Cananéia vai exibir o filme “O Jardim do Brejo” que conta a história do município das 08h às 16h. Neste mesmo horário haverá ação educativa que mostra a vida e obra de Monteiro Lobato, palestra com o historiador Manoel Luiz Silva e uma exposição da coleção de livros da biblioteca municipal “José Antônio Aragão”.

Para conferir a programação completa nos 12 municípios paraibanos que integram a rede de museus basta acessar o portal do Instituto Brasileiro dos Museus no “Guia de Programação da edição 2014da Semana de Museus” em https://www.museus.gov.br/12a-semana-de-museus-ibram-divulga-guia-de-programacao-online/