João Pessoa
Feed de Notícias

Governo divulga programação da 13ª Semana de Museus na Capital

sexta-feira, 15 de maio de 2015 - 10:47 - Fotos:  Walter Rafael/Secom-PB

O Governo da Paraíba, por meio do Museu Casa do Artista Popular Janete Costa, apresenta a programação da 13ª Semana de Museus que acontece de 19 a 21 de maio, na sede da instituição localizada na Praça da Independência, 56 – Centro, João Pessoa.

Promovido anualmente pelo Instituto Brasileiro de Museus (IBRAM), o evento acontece simultaneamente em todo o país e, neste ano, apresenta o tema “Museus para uma sociedade sustentável”. Nesse período, todos os museus do Brasil se mobilizam e apresentam diversas atividades.

De acordo com a diretora do Museu, Pedrita Tavares, todos os dias os visitantes poderão participar de diversas ações gratuitamente. “Nós vamos cumprir agendas que são previamente inscritas no calendário do IBRAM e divulgadas em seu catálogo para todo o Brasil. Entre as atividades disponíveis, estão exposições artísticas, apresentações e oficinas”, esclarece.

Programação – No dia 19, às 9h, haverá a abertura da exposição “O Esplendor do ferro aos olhos de Deus”, do artista João de Deus Cavalcante. Ele utilizou em sua arte restos e sucatas de aço, flandres e ferro que se transformam em brinquedos, caminhões, motos, carros e esculturas.

Já a partir das 14h haverá apresentação de violino de Amanda Miranda de Alexandria Leite.  No horário das 14h30 às 16h30, o Museu irá oferecer ainda uma oficina de produção de sacolas e flores com a reutilização de papéis de revistas para crianças portadoras de necessidades especiais da Funad. A oficina será ministrada por artistas populares.

No dia 21, das 14h às 17h, será disponibilizada a oficina de confecção de bijuterias de papel e retalhos resultando em um artesanato ecológico. A iniciativa busca incentivar mudanças de atitude com relação a comportamentos que diminuam o impacto ambiental causado pelo lixo produzido pela sociedade. A oficina será ministrada pela artesã e professora Kátia Suênia Queiroz do Bú.

Mais informações do Museu Casa do Artista Popular Janete Costa através do telefone 3221-2267. A programação completa está disponível no site www.museus.gov.br.