João Pessoa
Feed de Notícias

Governo divulga Disque Estadual 123 em escolas públicas e privadas

terça-feira, 11 de agosto de 2015 - 17:51 - Fotos: 

O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Humano (Sedh), divulga a partir deste mês de agosto em escolas públicas e privadas o Disque Estadual 123, um serviço de denúncia de todo tipo de direito violado. Na manhã desta terça-feira (11), a visita foi feita à Escola  Américo Falcão, no bairro do Cristo Redentor.

O objetivo é explicar a professores e a alunos a importância do Disque 123, que recebe as reclamações de forma sigilosa e ajuda às vítimas de violência.

Após a explicação sobre o serviço, a equipe faz uma simulação para ficar mais fácil a compreensão para todos. Em seguida, os alunos recebem o material educativo sobre o Disque 123.

Pioneirismo – A Paraíba é o primeiro Estado a contar com um Disque Estadual próprio que atende a todo tipo de direito violado. O serviço funciona das 7h às 22h com uma equipe formada por psicólogos, assistentes sociais e advogados, que fazem os encaminhamentos necessários para órgãos competentes, entre eles o Ministério Público.

A coordenadora do Disque 123, Daniela Lima Barros, ressalta que o disque estadual recebe todo tipo de denúncia, desde casos envolvendo crianças, mulheres e idosos.

“Após o recebimento da denúncia, a gente faz o encaminhamento para os órgãos competentes. Depois monitoramos cada caso para saber as providências que estão sendo tomadas para solucionar o problema denunciado”, disse.

Visitas podem ser agendas – Além das escolas, outras instituições e órgãos interessados em saber mais sobre o serviço podem solicitar a apresentação sobre o funcionamento do Disque Estadual 123, por meio do telefone 3255.9765.