João Pessoa
Feed de Notícias

Governo distribui sementes, palma e alevinos em Lagoa de Roça

sábado, 21 de maio de 2011 - 17:39 - Fotos:  Secom-PB

O Governo do Estado distribuiu, na manhã deste sábado (21), alevinos, sorgo forrageiro, palma e sementes de algodão para agricultores e piscicultores da região de São Sebastião de Lagoa de Roça, em mais uma ação dentro da política de fortalecimento da agricultura familiar.

O governador Ricardo Coutinho afirmou que o Governo do Estado vem estabelecendo diálogos com agentes políticos e produtivos, colocando a sociedade no foco dessas negociações. “Não queremos nos apropriar do que pertence à sociedade. O governo é passageiro e, por isso, esse diálogo deve ser com a sociedade, para que ela tome as rédeas do comando da Paraíba após a nossa passagem”, declarou.

Ricardo afirmou que a distribuição das sementes tem o objetivo de assegurar o atendimento da demanda de agricultores familiares, favorecendo a agroecologia. Ele lembra que a agroecologia consiste em uma proposta alternativa de agricultura familiar socialmente justa, economicamente viável e ecologicamente sustentável. “Nossa intenção é produzir sem o uso de agrotóxicos, de acordo com as leis e as dinâmicas que regem os ecossistemas e que vai garantir mais saúde à população”, frisou.

Inclusão social – Acompanhado de vereadores e lideranças da região, além dos prefeitos de São Sebastião de Lagoa de Roça, Lúcio Flávio Bezerra, e de Esperança, Nobinho, e dos secretários Lúcio Flávio Vasconcelos (Casa Civil) e Marenilson Batista (Agricultura), dos presidentes da Emater, Geovani Medeiros, e da Empasa, José Tavares, Ricardo frisou que a agricultura familiar tem de ser vista pelo poder público como um mecanismo de inclusão social e desenvolvimento da economia local.

“Incentivando a produção dos pequenos agricultores, nós ajudamos a manter o homem do campo no meio rural, diminuindo o êxodo, garantindo renda para essa família e, consequentemente, para o município onde ele mora e para o Estado como um todo”, finalizou.

O secretário Marenilson Soares destacou que o Governo do Estado tem se empenhado no diálogo democrático. Segundo ele, é preciso unir a população, sindicatos, associações e Governo, em um esforço conjunto, para fazer da agricultura e da pesca importantes fontes de desenvolvimento. “Queremos facilitar a vida das pessoas dentro de uma perspectiva sustentável, agregada à tecnologia e ao crédito. A agricultura finalmente está na pauta e na agenda política graças ao Governo. Isso é fruto de trabalho, diálogo e iniciativas públicas”, garante.

Para o prefeito Lúcio Flávio, a visita do governador do Estado foi importante para a população do município. “Nunca recebemos um governador do Estado aqui em São Sebastião”, pontuou. O prefeito disse que entende o momento de preocupação financeira vivida pelo Governo, mas que tem esperança na melhora. “O governador tem trabalhado concretamente em beneficio da agricultura. Vamos enfrentar muitas barreiras, especialmente econômicas, mas acreditamos numa Paraíba melhor e mais desenvolvida. Uma Paraíba para todos”, completou.