Fale Conosco

18 de abril de 2013

Governo distribui sementes de milho para aldeias indígenas



O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Desenvolvimento da Agropecuária e da Pesca (Sedap), fará a entrega de 5 mil quilos de sementes de milho para 32 aldeias do povo Potiguara na Paraíba durante a comemoração do Dia do Índio, nesta sexta-feira(19), na Aldeia São Francisco, no município de Baia da Traição. A distribuição integra a série de ações do Governo no evento promovido com apoio da Secretaria de Estado da Mulher e da Diversidade Humana.

“Esta é mais uma das ações do Governo que visa o desenvolvimento sustentável das comunidades indígenas do nosso estado”, comentou o secretário de Desenvolvimento da Agropecuária e da Pesca, Marenilson Batista.

As sementes que serão distribuídas pela Sedap são da variedade catingueiro, desenvolvida pela Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa). A variedade possui um ciclo de produção precoce e apresenta produtividade superior à das culturas tradicionais. Os grãos atingem a maturidade em apenas 90 dias, enquanto o ciclo de desenvolvimento das variedades tradicionais é de 130 a 150 dias.

Durante a comemoração, o Governo realizará ações educativas e de prevenção da saúde, com abordagens sobre DST/Aids, dengue, turberculose, saúde bucal, hanseníase, geomitíase e hepatites virais. Haverá também a entrega simbólica de tablets, bicicletas e kit esportivo, o anúncio do Projeto Talentos do Brasil Rural – Roteiro Turístico “Uma Viagem à Civilização dos Potiguaras”, e a entrega da 2ª edição do livro “Os Índios na visão dos Índios”.