João Pessoa
Feed de Notícias

Governo distribui ração animal para produtores de Patos e Cajazeiras

sexta-feira, 7 de dezembro de 2012 - 09:00 - Fotos:  Secom-PB

A Defesa Civil Estadual distribuiu 46 toneladas de ração animal nas cidades polos de Patos e Cajazeiras, nessa quinta-feira (6), beneficiando diretamente mais de mil famílias. A iniciativa visa combater os efeitos causados pela seca e evitar a morte dos rebanhos.

De acordo com o gerente de Apoio Logístico da Defesa Civil Estadual, George de Saboia, a ação é uma continuação do programa de distribuição de ração animal iniciado em julho deste ano pelo Governo do Estado. “Nosso objetivo é salvar o rebanho e dar continuidade ao programa, atendendo os 14 polos de distribuição de ração que atinge 120 cidades da Paraíba”, destacou.

Patos – No período da manhã, cinco agentes da Defesa Civil distribuíram 31 toneladas de ração animal na cidade de Patos, polo da região, beneficiando diretamente os municípios de Areia de Baraúnas, Cacimba de Areia, Cacimbas, Catingueira, Desterro, Mãe D’Água, Matureia, Malta, Passagem, Quixaba, Salgadinho, Santa Terezinha, São José de Espinharas, São José do Bonfim, Teixeira e Vista Serrana.

Cajazeiras – No período da tarde, mais 16 toneladas foram distribuídas na cidade polo de Cajazeiras, atendendo aos municípios de Bernardino Batista, Bom Jesus, Bonito de Santa Fé, Cachoeira dos Índios, Carrapateira, Joca Claudino, Monte Horebe, Poço Dantas, Poço de José de Moura, Santa Helena, São João do Rio do Peixe, São João de Piranhas e Triunfo.

Segundo George de Saboia, a ação deve continuar a partir de uma programação que está sendo elaborada para atender aos outros 12 polos, situados nas seguintes cidades: Monteiro, Catolé do Rocha, Sousa, Picuí, Piancó, Itaporanga, Pombal, Juazeirinho, Santa Luzia, Serra Branca, Sumé e Princesa Isabel.

Segundo levantamento realizado pela Defesa Civil Estadual, desde o inicio da distribuição de ração animal, em julho deste ano, foram beneficiados 1.150 produtores na região, sendo 444 de Patos e 706 de Cajazeiras.

Ações de Combate a Seca – Com o objetivo de amenizar os efeitos da seca, a Defesa Civil intensificou também a distribuição de água. Mais de 280 carros pipas estão percorrendo o interior do Estado para distribuir água e 60 poços foram recuperados pela Defesa Civil na primeira remessa, com investimentos da ordem de R$ 700 mil.