Fale Conosco

15 de março de 2013

Governo distribui palma resistente na região de Juazeirinho



emater dia do campo (3)O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Desenvolvimento da Agropecuária e da Pesca (Sedap), realiza neste sábado (16), no Sítio Boa Ventura, no município de Juazeirinho, a entrega de 100 mil raquetes de palma resistente à praga da cochonilha do carmim para os produtores da região, dando continuidade às ações do Programa Palma Resistente. Também serão beneficiados os agricultores familiares dos municípios de Assunção, Livramento, Taperoá e Tenório.

Até agora o programa já distribuiu mais de um milhão de raquetes de palma resistente em 72 municípios paraibano. “Em um mês de programa, já distribuímos um grande volume de palma resistente, garantindo a sobrevivência do rebanho do pequeno agricultor, e promovendo uma nova cultura resistente na Paraíba”, comentou o secretário de Desenvolvimento da Agropecuária e da Pesca, Marenilson Batista.

O cruzamento das demandas das prefeituras, sindicatos e associações rurais dos municípios está sendo realizado por técnicos da Sedap e da Empresa Estadual de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater). “A eficácia da distribuição e execução do programa dependem da ação conjunta entre as prefeituras, a Sedap e as empresas vinculadas”, comentou Marenilson Batista.

O Programa Palma Resistente distribuirá, em sua primeira etapa, 4,5 milhões de raquetes de palma resistente à praga da cochonilha do carmim. As raquetes, além de servirem como alimento imediato para o rebanho que sofre com a prolongada estiagem, também serão multiplicadas para garantir a continuidade da cultura resistente no Estado.

Na próxima quarta-feira (20), o programa chega a Aparecida, beneficiando os municípios de Uiraúna, Nazarezinho, Santa Cruz, São José da Lagoa Tapada, Sousa, Poço Dantas, Santarém, Lastro, São Francisco, Marizópolis e Vieirópolis.