João Pessoa
Feed de Notícias

Governo distribui palma resistente na região de Juazeirinho

sexta-feira, 15 de março de 2013 - 18:06 - Fotos: 

O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Desenvolvimento da Agropecuária e da Pesca (Sedap), realiza neste sábado (16), no Sítio Boa Ventura, no município de Juazeirinho, a entrega de 100 mil raquetes de palma resistente à praga da cochonilha do carmim para os produtores da região, dando continuidade às ações do Programa Palma Resistente. Também serão beneficiados os agricultores familiares dos municípios de Assunção, Livramento, Taperoá e Tenório.

Até agora o programa já distribuiu mais de um milhão de raquetes de palma resistente em 72 municípios paraibano. “Em um mês de programa, já distribuímos um grande volume de palma resistente, garantindo a sobrevivência do rebanho do pequeno agricultor, e promovendo uma nova cultura resistente na Paraíba”, comentou o secretário de Desenvolvimento da Agropecuária e da Pesca, Marenilson Batista.

O cruzamento das demandas das prefeituras, sindicatos e associações rurais dos municípios está sendo realizado por técnicos da Sedap e da Empresa Estadual de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater). “A eficácia da distribuição e execução do programa dependem da ação conjunta entre as prefeituras, a Sedap e as empresas vinculadas”, comentou Marenilson Batista.

O Programa Palma Resistente distribuirá, em sua primeira etapa, 4,5 milhões de raquetes de palma resistente à praga da cochonilha do carmim. As raquetes, além de servirem como alimento imediato para o rebanho que sofre com a prolongada estiagem, também serão multiplicadas para garantir a continuidade da cultura resistente no Estado.

Na próxima quarta-feira (20), o programa chega a Aparecida, beneficiando os municípios de Uiraúna, Nazarezinho, Santa Cruz, São José da Lagoa Tapada, Sousa, Poço Dantas, Santarém, Lastro, São Francisco, Marizópolis e Vieirópolis.