João Pessoa
Feed de Notícias

Governo distribui palma resistente à praga com mulheres da região de Soledade

sexta-feira, 22 de março de 2013 - 19:11 - Fotos:  José Lins / Secom-PB

O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Desenvolvimento da Agropecuária e da Pesca (Sedap) e da Secretaria de Estado da Mulher e da Diversidade Humana(Semdh), realizam atividade conjunta, neste sábado (23), a partir das 10h, na Câmara Municipal do município de Soledade. O local vai abrigar o evento “Palma Resistente, Mulheres Persistentes”, que integra a programação da campanha “Paraíba, Mulher Forte e de Valor”, referentes ao 8 de Março, e o calendário de distribuição de raquetes de palma resistente à praga da cochonilha do carmim.

Serão distribuídas 80 mil raquetes de palma resistente, beneficiando agricultores familiares dos municípios de São José do Cordeiro, Santo André, Parari, Nova Palmeira, Cubati e Pedra Lavrada. Dentro da programação do evento, ainda haverá um mini curso de culinária com a utilização das
“São mulheres chefes de famílias ligadas a grupos de agricultoras responsáveis pelo sustento da família. Vamos contribuir para a sustentabilidade das mulheres. A entrega das raquetes proporciona mais condições para as mulheres viverem”, comentou a secretária Estado da Mulher e da Diversidade Humana, Gilberta Soares. raquetes, ministrado por profissionais da Universidade Federal da Paraíba (UFPB).

Já foram distribuídas mais de 1 milhão de raquetes de palma, ajudando agricultores familiares de mais de 80 municípios paraibanos neste período de estiagem prolongada. “Este programa demonstra o esforço do Governo do Estado em auxiliar o produtor rural a passar por esse momento de seca, gerando uma nova cultura de palma na Paraíba, para que não haja mais perdas com a praga da cochonilha”, afirmou o secretário de Desenvolvimento da Agropecuária e da Pesca, Marenilson Batista.

O programa Palma Resistente continua a distribuição de raquetes no início de abril, na cidade de Areia, beneficiando os agricultores dos municípios de Areial, Esperança, Pilões, Alagoa Nova, São Sebastião de Lagoa de Roça, Matinhas, Puxinanã, Montadas e Algodão de Jandaíra.

PALMA RESISTENTE – O Programa Palma Resistente distribuirá, nesta sua primeira etapa, 4,5 milhões de raquetes de palma resistente em todo o Estado. A segunda etapa do programa, prevista para o segundo semestre, entregará 10 mil raquetes por agricultor, junto com kits de irrigação e insumos, com o objetivo de criar 83 pontos de multiplicação no Estado. Em um ano, os próprios agricultores gerarão 13 milhões de raquetes resistentes.