Fale Conosco

9 de maio de 2013

Governo distribui mais de 800 toneladas de ração e beneficia 3,5 mil criadores



distribuiçao de raçao animal foto secom pb 111 270x202 - Governo distribui mais de 800 toneladas de ração e beneficia 3,5 mil criadoresMais de 800 toneladas de ração animal foram distribuídas nos últimos oito dias, beneficiando aproximadamente 3.500 criadores de 17 municípios paraibanos. O Programa de Distribuição de Ração Animal é uma ação de enfrentamento à seca realizado pela Secretaria de Estado da Infraestrutura, por meio da Defesa Civil Estadual, e em oito meses de execução já distribuiu 26 mil toneladas de ração animal.

Nos últimos oito dias, a distribuição de ração animal aconteceu nos municípios de Assunção, Desterro, Gurjão, Santo André, Imaculada, Junco do Seridó, Juru, Pedra Lavrada, Princesa Isabel, Santa Luzia, São José do Sabugi, São Mamede, Serra Branca, Soledade, Taperoá, Tavares e Várzea.

O secretário de Estado da Infraestrutura e presidente da Defesa Civil Estadual, Efraim Morais, fez um balanço geral das ações do Governo do Estado no enfrentamento à estiagem, entre as quais citou a operação carro-pipa. “Estamos com 500 carros-pipa comandados pela Defesa Civil Estadual, por meio da Secretaria de Infraestrutura, distribuídos nos 197 municípios que se encontram em situação de emergência”, informou, adiantando que o programa terá continuidade em todo período de estiagem.

distribuiçao de raçao animal foto secom pb 10 270x202 - Governo distribui mais de 800 toneladas de ração e beneficia 3,5 mil criadoresSegundo ele, além da solução de distribuir água para abastecimento humano, o governador Ricardo Coutinho determinou que se estudasse uma forma de amenizar a perda do rebanho animal da Paraíba, sendo criadas duas linhas, a primeira, por meio da Secretaria de Infraestrutura/Defesa Civil do Estado, que foi a distribuição de ração animal gratuita, feita à base de sorgo e milho; e a segunda por meio da Secretaria de Agricultura/Empasa, que ficou responsável pela venda da ração protéica, farelo de soja e farelo de torta, a preços subsidiados, com uma diferença de até 50% do valor normal de mercado, contribuindo consideravelmente para a qualidade da alimentação do rebanho.

Efraim Morais ainda destacou o programa de recuperação de poços como uma ação importante para minimizar os efeitos da estiagem na Paraíba. “Ficamos com a responsabilidade de recuperar e colocar em funcionamento 486 poços na Paraíba. Metade desses poços já foram recuperados”, afirmou.