Fale Conosco

15 de maio de 2017

Governo distribui filtros cerâmicos em comunidades quilombolas de São Bento



sedh secretaria cida ramos Entrega de Filtros Em Sao Bento foto Alberto Machado 1 270x191 - Governo distribui filtros cerâmicos em comunidades quilombolas de São BentoO Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Humano (Sedh), está dando continuidade ao Programa Viva Água, que visa assegurar a saúde da população que não tem a acesso à água potável, e entregou nesse sábado (13) mais 120 filtros cerâmicos nas Comunidades Quilombolas de Terra Nova e Contendas, pertencentes ao município de São Bento, no Sertão do Estado.

sedh secretaria cida ramos Entrega de Filtros Em Sao Bento foto Alberto Machado 6 270x191 - Governo distribui filtros cerâmicos em comunidades quilombolas de São BentoIniciado no ano passado, dentro do Plano Emergencial de Enfrentamento à Estiagem, o Programa Viva Água distribuiu 10 mil filtros cerâmicos para as famílias da zona rural dos municípios que estão enfrentando o problema da estiagem. Este ano já foram entregues cerca de 2.700 filtros, de uma meta de 9.400 para este ano.

A cidade de São Bento também já foi beneficiada com a construção e entrega de 530 cisternas, sendo 466 (1ª água) com capacidade para 16 mil litros de água para beber. E outras 64 cisternas (2ª água) com capacidade de armazenamento de 50 mil litros, para consumo doméstico e dos animais.

sedh secretaria cida ramos Entrega de Filtros Em Sao Bento foto Alberto Machado 4 270x191 - Governo distribui filtros cerâmicos em comunidades quilombolas de São BentoA secretária de Estado do Desenvolvimento Humano, Aparecida Ramos de Meneses, lembrou que São Bento é uma cidade abençoada por ter um povo empreendedor. “Sei como é difícil fazer dessa terra uma terra empreendedora, com o maior polo de fabricação de redes do Estado, que tem uma gestão comprometida com a assistência, fazendo política para quem mais precisa”, afirmou.

Cida Ramos também reafirmou os compromissos do Governo para a região local. “Já são mais de 530 cisternas entregues. Hoje entregamos algo que parece simples, mas que faz muita diferença para a saúde das pessoas. Na semana que passou, estive reunida com o prefeito Jarques Lúcio e com a secretária municipal de Assistência, Valeska, quando definimos a instalação de uma Casa Lar em São Bento, das três que instalaremos no Estado. E quero me comprometer que traremos também os Programas do Leite e o Cartão Alimentação”, anunciou a secretária.

sedh secretaria cida ramos Entrega de Filtros Em Sao Bento foto Alberto Machado 2 270x191 - Governo distribui filtros cerâmicos em comunidades quilombolas de São BentoO prefeito Jarques Lúcio disse que era uma honra receber Aparecida Ramos, a quem considera “pessoa do bem”. E destacou: “Sua presença é um marco para o município, por ser a primeira vez na história que o Poder Público vem à Terra Nova fora do período eleitoral. E a exemplo do governador Ricardo Coutinho, que tem trabalhado muito pelo Estado, também estamos trabalhando para que São Bento cresça e se desenvolva cada vez mais”.