João Pessoa
Feed de Notícias

Governo distribui 10 mil toneladas de ração animal com 20 mil agricultores

quinta-feira, 11 de outubro de 2012 - 17:24 - Fotos:  Alberi Pontes/Secom-PB

O Governo do Estado já distribuiu com 20 mil agricultores paraibanos cerca de 10 mil  toneladas de ração animal para alimentar os rebanhos nesse período de estiagem, um dos mais acentuados das últimas décadas. No total, serão entregues aos produtores rurais 19 mil toneladas de ração, o equivalente a 19 milhões de quilos da mistura sorgo e milho.

A distribuição gratuita começou no dia 31 de julho, nas cidades de Sousa e Monteiro, com a presença do governador Ricardo Coutinho. O Programa de Distribuição de Ração Animal é executado pela Secretaria da Infraestrutura por meio da Defesa Civil Estadual. O coordenador geral é o secretário Efraim Morais. Atualmente a distribuição ocorre em 15  cidades. O Governo dispõe ainda de 9 mil toneladas para distribuir até o final do ano.

Cada produtor cadastrado no programa recebe a ração para seu rebanho por quinzena, segundo informou o gerente operacional de apoio logístico da Defesa Civil Estadual, George Saboya, que se encontra em Cajazeiras, supervisionando a distribuição da ração animal. Têm acesso à ração animal os agricultores que estiverem em dia com a vacina contra a aftosa.

O Programa de Distribuição de Ração Animal é fruto de um convênio do Governo do Estado da Paraíba, por meio da Secretaria de Infraestrutura Estadual, com a Secretaria Nacional de Defesa Civil do Ministério da Integração.

Além desse programa, estão sendo desenvolvidas outras ações pelo Comitê de Combate à Estiagem, entre eles o programa de recuperação de poços e o abastecimento de água através de carro pipa, em diversos municípios paraibanos.