João Pessoa
Feed de Notícias

Governo disponibiliza treinamento de sobrevivência em mata para colaboradores da Sudema

quinta-feira, 22 de outubro de 2015 - 12:07 - Fotos:  Secom-PB

O Governo da Paraíba, por meio da Superintendência de Administração do meio Ambiente (Sudema), promoveu o curso de Adaptação a Ambientes Adversos na Prática Ambiental. O treinamento foi voltado aos colaboradores do órgão de proteção ambiental, que receberam instruções sobre primeiros socorros, orientações noturnas, prevenção, combate e controle de incêndios florestais, entre outros. A capacitação visou atualizar os profissionais que atuam nas áreas de fiscalização, unidade de conservação e controle ambiental sobre situações hostis encontradas nas matas.

O superintendente da Sudema, João Vicente Machado Sobrinho, explicou a importância  do curso. “A ação foi de  extrema relevância, pois permitiu aos nossos técnicos explorarem situações adversas encontradas nas matas, onde os mesmos atuam. As capacitações são ações corriqueiras na Autarquia, pois creditamos que, por meio da atualização dos conhecimentos dos nossos profissionais, os serviços oferecidos serão mais eficazes e precisos”, ressaltou.

O comandante do Batalhão Ambiental, major Tibério, falou sobre os conceitos do  treinamento.“O curso de sobrevivência ajuda a tomar decisões em uma situação de desespero, aumentando a segurança psicológica evitando atitudes catastróficas, pois a natureza não se adapta às nossas necessidades”, esclareceu.

Representando o Exército,  o capitão Fontora explicou que o curso abordou também  os trabalhos em  equipe e a liderança. “Na capacitação,  buscamos trabalhar a integração dos funcionários, desenvolvendo  a capacidade de  liderança, superação, desafio, como também  de companheirismo, iniciativa, coragem  no  enfrentamento a situações estressantes”, comentou.

O treinamento foi realizando entre a quarta-feira  (21) e quinta-feira (22), na reserva particular do Patrimônio Natural Fazenda Pacatuba, no município de Sapé e contou com a presença de mais 40 servidores. As  capacitações  foram  ministradas pelo Exército Brasileiro, Batalhão de Polícia Ambiental e o Corpo de Bombeiros.