João Pessoa
Feed de Notícias

Governo disponibiliza curso de Libras para professores da Capital

sexta-feira, 22 de julho de 2016 - 16:57 - Fotos: 

O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Humano (Sedh) e da Fundação Centro Integrado de Apoio ao Portador de Deficiência (Funad), oferta, neste mês de julho, curso de Língua Brasileira de Sinais (Libras).

As aulas tiveram início nessa quinta-feira (21), no Centro de Convivência do Idoso (CCI), no Castelo Branco, em João Pessoa. A partir do dia 27, terá início uma nova turma no Centro Social Urbano (CSU) do Geisel.

A coordenadora estadual dos CSUs, Marta Diniz, explica que o curso terá duração de 80 horas. “Este curso de Libras é destinado a professores com o objetivo de minimizar as dificuldades do aluno surdo em sala de aula, facilitando a comunicação entre ele e o professor”, disse. Os professores que realizam o curso de Libras são da Funad.

Outros cursos nos CSUs – Os Centros Sociais Urbanos são espaços que ofertam cursos gratuitos profissionalizantes ministrados por profissionais qualificados para a população, por meio de parcerias como o Cendac, Senac e também com professores da própria Secretaria de Estado do Desenvolvimento Humano.

Em toda a Paraíba existem 16 CSUs. Entre eles, o Centro Integrado de Cruz das Armas (Cica), que disponibiliza o curso de Assistente de Pessoal.   

Mais atividades – Os CSUs também oferecem grupos para a terceira idade com atividades diversificadas como oficinas para memória, palestras, aulas de educação física, artesanato, passeios, entre outras.

Os Centros disponibilizam ainda atividades esportivas para crianças e adolescentes como escolinhas de futebol, de dança e de Taekwondo.

Cada CSU oferta atividades diferenciadas, de acordo com a demanda da região. Para mais informações, os interessados podem ligar para a Coordenação Estadual dos CSUs no telefone 3218-6667.