Fale Conosco

5 de fevereiro de 2014

Governo discute qualidade dos exames da prevenção do câncer do colo de útero



A Secretaria de Estado da Saúde, através da Gerência de Atenção à Saúde e Gerência de Regulação Avaliação e Controle, promove nesta quinta-feira (6) a primeira reunião com gestores municipais para discutir a Qualificação Nacional em Citopatologia (Qualicito) na prevenção do câncer do colo do útero por meio do acompanhamento do desempenho dos laboratórios públicos e privados que prestam serviços ao SUS. A reunião acontece na sede da 3ª Gerência Regional de Saúde, em Campina Grande.

O assunto será debatido também em reuniões marcadas para o próximo dia 10, na Secretaria de Estado da Saúde, em João Pessoa, e no dia 13, na sede da 6ª Gerência Regional de Saúde, em Patos. Os encontros terão o apoio das Gerências Regionais de Saúde e tem como objetivo principal orientar/subsidiar os gestores municipais sobre os encaminhamentos necessários para habilitação dos laboratórios.

Os municípios devem avaliar quais são os seus atuais laboratórios que têm condições de, no prazo de 12 meses, alcançar os padrões de qualidade estipulados pelo Qualicito, observando número de exames realizados e a distribuição de laboratórios na região.

Ações como essa são de grande relevância para o fortalecimento da rede de assistência à saúde da mulher da Paraíba, contribuindo para a estruturação dos serviços de cuidado do câncer do colo do útero no Estado”, disse Charlene de Oliveira Pereira, da Saúde da Mulher – Linhas de Cuidado da Gerência Executiva de Atenção à Saúde/SES Paraíba.

Atualmente, na Rede SUS da Paraíba, há 26 laboratórios que realizam o exame citopatológico, distribuídos nas cidades de João Pessoa, Santa Rita, Belém, Guarabira, Esperança, Campina Grande, Patos, Condado, Piancó, Catolé do Rocha, Cajazeiras, Sousa e Pombal.