João Pessoa
Feed de Notícias

Governo discute projeto de prevenção e enfrentamento à violência nas escolas

quinta-feira, 26 de abril de 2012 - 19:01 - Fotos: 

Foto: Sergio Cavalcante/Secom-PB

A ampliação da Patrulha Escolar e a retomada do Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (Proerd) foram algumas das medidas anunciadas pelo secretário de Estado da Educação, Harrison Targino, durante reunião realizada nesta quinta-feira (26), no auditório do Liceu Paraibano, com os diretores de 195 escolas dos 14 municípios que integram a 1ª Gerência Regional de Educação (GRE). O objetivo foi discutir e construir um Projeto de Prevenção e Enfrentamento à Violência nas Escolas.

O secretário da Educação destacou a importância da criação de um projeto político pedagógico nas escolas voltado à reflexão e ao desenvolvimento de uma política de paz. “Violência se resolve com um projeto político pedagógico consistente que leve a uma reflexão sobre esses atos por parte dos alunos, professores, educadores e seus familiares”, avaliou.

Harrison Targino também informou que ações de inteligência estão sendo articuladas com a Secretaria de Segurança e Defesa Social (Seds) e a Polícia Militar, voltadas para repressão às ações de tráfico e de gangues no entorno das escolas.

O comandante do 1º Batalhão da Polícia Militar, tenente coronel Paulo Almeida, adiantou que durante o evento foi realizado um cadastro de escolas que passarão a ser visitadas pela Patrulha Escolar. Também serão realizados seminários que terão a participação dos pais dos alunos como forma preventiva contra a violência na escola.

Wleika Quirino, gerente da 1ª GRE informou que a partir do dia 2 de maio começará a ser realizado nas escolas da região um trabalho de enfrentamento à violência dentro do tema “Educação e Direitos Humanos”, realizado diretamente com os alunos. “Cada escola terá seu projeto próprio, pois as realidades são diferentes nas 195 escolas. Temos que observar que quando a violência não está dentro da escola pode estar no entorno ou até na casa dos alunos”, explicou.

Também participaram da reunião a secretária executiva da Educação, Márcia Lucena, o comandante do 1º Batalhão da Polícia Militar, tenente coronel Paulo Almeida, a gerente de Acompanhamento da Gestão Escolar da SEE, Antoniêta Nóbrega, e a gerente da 1ª GRE, Wleika Quirino.