Fale Conosco

19 de setembro de 2011

Governo discute projeto de piscicultura para o Vale do Piancó com agricultor familiar



O potencial de água acumulada no Vale do Piancó, representando 50% por cento do volume hídrico da Paraíba, dever ser aproveitado para a piscicultura. Um programa que contempla agricultores familiares começa a ser executado na região, com a realização de treinamento para piscicultores. O programa é executado pela Secretaria do Desenvolvimento Agropecuário e da Pesca (Sedap), por meio da Emater e da Empasa, com o apoio da Secretaria Executiva da Agricultura Familiar (Seaf).

Depois de promover curso para piscicultores do município de Olho D’água, na semana passada aconteceu na cidade de Emas semelhante treinamento para 30 agricultores familiares e outro já está marcado para Catingueira, onde também existe um potencial hídrico que poderá ser aproveitado a piscicultura.

O curso de noções básicas em piscicultura foi ministrado pelo engenheiro de Pesca David Capistrano Sobrinho. Neste evento de Emas, estiveram presentes, o secretário Alexandre Eduardo de Araújo, da Agricultura Familiar, o diretor técnico da Emater Erasmo Lucena, da coordenadora regional da Emater Roméria Pereira, entre outros técnicos.

O mês de julho, se antecipado aos treinamentos que estão acontecendo na região, quando foi definido um grupo de técnicos do Escritório Regional da Emater em Itaporanga para acompanhar os trabalhos, sempre na perspectiva de atingir a excelência no atendimento às demandas dos produtores rurais, notadamente na área de piscicultura.