João Pessoa
Feed de Notícias

Governo discute políticas públicas para população em situação de rua

sexta-feira, 18 de outubro de 2013 - 18:41 - Fotos: 

O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Humano (Sedh), discutiu durante toda esta sexta-feira (18), no Hotel Quality, em João Pessoa, Políticas Públicas voltadas à População em Situação de Rua. A diretora da Proteção Social Especial do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS), Telma Maranho, esteve no local e falou sobre a política voltada para esta população.

A secretária do Desenvolvimento Humano, Aparecida Ramos de Meneses, frisou a importância de debater com os municípios e órgãos do Governo do Estado, como Polícia Militar e Educação, o enfrentamento à situação de rua, comum, principalmente, nas regiões metropolitanas.

Estamos aprofundando a discussão sobre população em situação de rua para que ao final do evento os municípios que estão participando possam colocar em prática todas as orientações que receberão da diretora do MDS e dos técnicos da Sedh. O nosso objetivo é enfrentar a situação e oferecer meios para que as pessoas que vivem nas ruas possam ser inseridas no mercado de trabalho e deixem as ruas”, frisou.

A diretora do MDS, Telma Maranho, frisou que o Governo Federal está construindo uma agenda com as políticas de serviço para serem inseridas nos municípios brasileiros. A meta do Governo Federal é ampliar o atendimento à população em situação de rua, reestruturando os serviços especializados, o acolhimento desse público.

Entre as ações está a implantação dos Centros de Referência Especializados para População em Situação de Rua (Centros Pop), ampliação das equipes de Abordagem Social e aumento de vagas em Serviços de Acolhimento.

Participaram do evento representantes dos municípios de Alagoa Grande, Barra de Santa Rosa, Bayeux, Belém, Cabedelo, Camalaú, Cajazeiras, Conde e Campina Grande. Ainda prestigiaram o evento os municípios de Guarabira, Itaporanga, João Pessoa, Lagoa Seca, Nova Palmeira, Patos, Princesa Isabel, Queimadas, Sapé, Santa Rita, São José dos Cordeiros, São José de Piranhas, Soledade e Triufo.

Também encaminharam representantes a Policia Militar, Conselho Estadual dos Direitos da Criança e Adolescente (Cedca-PB), Conselho Estadual de Assistência, Remar, UNMP, Assembleia Legislativa, Federação Espírita e Secretaria de Estado da Educação.