João Pessoa
Feed de Notícias

Governo discute políticas públicas para a população LGBT

quinta-feira, 20 de junho de 2013 - 10:56 - Fotos:  Ricardo Puppe/Secom-PB

O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Saúde (SES), reuniu, nessa quarta-feira (19), representantes de várias Organizações Não Governamentais (ONGs) ligadas à população (LGBT) – Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis e Transexuais – para discutir melhorias e implantação de políticas públicas. O encontro aconteceu na SES. Na pauta da reunião, os representantes solicitaram a implantação de ações voltadas para a gestão, prevenção, tratamento e outras ações que promovam a melhoria da qualidade de vida.

A secretária Executiva de Saúde, Cláudia Veras, explicou que essas reuniões acontecem periodicamente e representam mais um momento de diálogo para avaliação das ações que o Governo do Estado tem implantado e vem implantando para atender aos grupos.

O secretário de Estado da Saúde, Waldson Souza, explicou que a construção dos planos de prevenção e implantação de políticas públicas sempre contou com representantes de todos os movimentos sociais interessados, sem nenhuma discriminação, para juntos discutir e buscar uma solução viável para os problemas enfrentados por cada segmento social. “Estamos sempre abertos ao diálogo, pois acreditamos que ainda é o melhor canal de negociação para se discutir problemas e buscar soluções”, destacou o secretário.

A secretária da Mulher e da Diversidade Humana, Gilberta Santos Soares, também destacou a participação dos movimentos sociais na construção de planos, metas e projetos do Governo do Estado. “Eles sentam com a gente, apresentam suas propostas que são discutidas e juntos buscamos encontrar uma solução para o problema”, avaliou a secretária.

A representante do Comitê Nacional de Saúde Integral da população LGBT, Fernanda Benvenutty, ressaltou que o Governo sempre tem se mostrado sensível e disposto a colaborar para resolver os problemas e com isso oferecer mais dignidade, respeito e uma melhor qualidade de vida para a população LGBT. “Sempre somos bem recebidos com muita atenção e percebemos a disposição do Governo do Estado em atender aos nossos pleitos”, observou.

Outra açãoEm novembro de 2012 foi instalado, na Paraíba, o Comitê Estadual de Saúde da População LGBT. Atualmente, apenas quatro Estados têm esse comitê. O objetivo do serviço é fortalecer o diálogo e as ações de cuidado, outro objetivo é dar visibilidade a essa população que muitas vezes é vista com preconceito.