João Pessoa
Feed de Notícias

Governo discute Política Nacional de Assistência Social em Brasília

quinta-feira, 13 de novembro de 2014 - 16:45 - Fotos: 

A secretária de Estado do Desenvolvimento Humano, Aparecida Ramos, está em Brasília representando a Paraíba em reuniões sobre a Política de Assistência Social. Nesta quarta-feira (12), ela presidiu a reunião do Fórum Nacional de Secretários de Estado da Assistência Social (Fonseas), onde ocupa o cargo de presidente. Na pauta, entre outros assuntos, estão os avanços da Política Nacional da Assistência Social (PNAS) no Brasil.

Já nesta quinta-feira (13), ainda na capital federal, ela participou na Comissão Intergestores Tripartite (CIT) de discussão sobre a política para mulheres vítimas de violência.

Também foi debatido na reunião da CIT as orientações para adequação da legislação municipal às normativas do Sistema Único de Assistência Social (Suas).

Experiências positivas – Com relação à Paraíba, a secretária Cida Ramos, entre outras, destaca as experiências exitosas implantadas na área da assistência social como o Programa Habitacional para pessoas idosas, o Cidade Madura. O residencial foi o primeiro condomínio horizontal do Brasil, construído pelo Governo da Paraíba, dentro das normas de acessibilidade e oferecendo assistência total a pessoa idosa.

Ainda com relação á pessoa idosa, outra ação importante e também pioneira foi o projeto Acolher, que destina recurso oriundo do Tesouro Estadual para Instituições de Longa Permanência para Idosos (Ilpis).