João Pessoa
Feed de Notícias

Governo discute Plano de Desenvolvimento Sustentável da agricultura familiar

quinta-feira, 11 de julho de 2013 - 12:15 - Fotos: 

Os agricultores familiares do município de Santa Cecília, assessorados pelo Governo do Estado, por meio da Emater, participaram nesta semana das discussões sobre a construção do Plano Nacional de Desenvolvimento Rural Sustentável e Solidário. Todas as propostas aprovadas pela plenária da Conferência Municipal, além de serem levadas para apreciação na Conferência Territorial, vão servir de base para a criação do Plano Municipal de Desenvolvimento Rural Sustentável que será elaborado pela Emater, em parceria com a Secretaria Municipal de Agricultura e o Conselho Municipal do Desenvolvimento Rural Sustentável (CMDRS).

A primeira Conferência de Desenvolvimento Rural Sustentável aconteceu na Escola Estadual Antonio Gomes e contou com a participação de dezenas de agricultores familiares do município, representantes do Conselho, presidentes de associações rurais, representantes da Câmara dos Vereadores, secretários municipais de Agricultura e Ação Social, extensionistas e diretores do Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais. O evento foi organizado pela Emater em parceria com a Prefeitura Municipal de Santa Cecília.

Os participantes da Conferência discutiram, através de grupos, diversas propostas que foram votadas pela plenária e serão encaminhadas para a Conferência Territorial de Desenvolvimento Rural Sustentável e Solidário que acontece na cidade do Ingá, no dia 19 de julho. As propostas criadas, discutidas e aprovadas levaram em consideração os eixos temáticos da Conferência Nacional.

Os temas debatidos são: Desenvolvimento Socioeconômico e Ambiental do Brasil Rural e Fortalecimento da Agricultura Familiar e Agroecologia; Reforma Agrária e Democratização do Acesso a Terra e aos Recursos Naturais; Abordagem Territorial como Estratégia de Desenvolvimento Rural e Promoção da Qualidade de Vida; Gestão e Participação Social; Autonomia das Mulheres Rurais; Autonomia e Emancipação da Juventude Rural; Promoção do Etnodesenvolvimento.

A 2ª Conferência Nacional de Desenvolvimento Rural Sustentável e Solidário tem como objetivo a construção do Plano Nacional de Desenvolvimento Rural Sustentável e Solidário (PNDRSS), dentro da Política de Desenvolvimento do Brasil Rural, com indicação de metas de curto, médio e longo prazo, com projeções para as próximas décadas.

Agricultores familiares, assentados da reforma agrária, camponeses, extrativistas, pescadores artesanais, povos indígenas, quilombolas, mulheres, jovens, representantes do poder público e da sociedade dos 26 estados e do Distrito Federal vão discutir o futuro do Brasil rural e seu papel no desenvolvimento nacional. A conferência acontece no mês de outubro em Brasília.

Antes da conferência nacional estão programados eventos municipais, territoriais e estaduais, com o objetivo de criar proposta e eleger delegados para as conferências subsequentes, finalizando com a Nacional em outubro. A Paraíba vai organizar a 4ª Conferência Estadual de Desenvolvimento Rural Sustentável no final do mês de julho.

Ao final do evento foram escolhidos dez delegados que irão representar o município na Conferência Territorial, sendo três do poder público e sete da sociedade civil organizada.