Fale Conosco

11 de julho de 2013

Governo discute Plano de Desenvolvimento Sustentável da agricultura familiar



emater agricutura familiar plano de desenvolvimento sustentavel santa cecilia 1 270x202 - Governo discute Plano de Desenvolvimento Sustentável da agricultura familiarOs agricultores familiares do município de Santa Cecília, assessorados pelo Governo do Estado, por meio da Emater, participaram nesta semana das discussões sobre a construção do Plano Nacional de Desenvolvimento Rural Sustentável e Solidário. Todas as propostas aprovadas pela plenária da Conferência Municipal, além de serem levadas para apreciação na Conferência Territorial, vão servir de base para a criação do Plano Municipal de Desenvolvimento Rural Sustentável que será elaborado pela Emater, em parceria com a Secretaria Municipal de Agricultura e o Conselho Municipal do Desenvolvimento Rural Sustentável (CMDRS).

A primeira Conferência de Desenvolvimento Rural Sustentável aconteceu na Escola Estadual Antonio Gomes e contou com a participação de dezenas de agricultores familiares do município, representantes do Conselho, presidentes de associações rurais, representantes da Câmara dos Vereadores, secretários municipais de Agricultura e Ação Social, extensionistas e diretores do Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais. O evento foi organizado pela Emater em parceria com a Prefeitura Municipal de Santa Cecília.

Os participantes da Conferência discutiram, através de grupos, diversas propostas que foram votadas pela plenária e serão encaminhadas para a Conferência Territorial de Desenvolvimento Rural Sustentável e Solidário que acontece na cidade do Ingá, no dia 19 de julho. As propostas criadas, discutidas e aprovadas levaram em consideração os eixos temáticos da Conferência Nacional.

Os temas debatidos são: Desenvolvimento Socioeconômico e Ambiental do Brasil Rural e Fortalecimento da Agricultura Familiar e Agroecologia; Reforma Agrária e Democratização do Acesso a Terra e aos Recursos Naturais; Abordagem Territorial como Estratégia de Desenvolvimento Rural e Promoção da Qualidade de Vida; Gestão e Participação Social; Autonomia das Mulheres Rurais; Autonomia e Emancipação da Juventude Rural; Promoção do Etnodesenvolvimento.

A 2ª Conferência Nacional de Desenvolvimento Rural Sustentável e Solidário tem como objetivo a construção do Plano Nacional de Desenvolvimento Rural Sustentável e Solidário (PNDRSS), dentro da Política de Desenvolvimento do Brasil Rural, com indicação de metas de curto, médio e longo prazo, com projeções para as próximas décadas.

Agricultores familiares, assentados da reforma agrária, camponeses, extrativistas, pescadores artesanais, povos indígenas, quilombolas, mulheres, jovens, representantes do poder público e da sociedade dos 26 estados e do Distrito Federal vão discutir o futuro do Brasil rural e seu papel no desenvolvimento nacional. A conferência acontece no mês de outubro em Brasília.

Antes da conferência nacional estão programados eventos municipais, territoriais e estaduais, com o objetivo de criar proposta e eleger delegados para as conferências subsequentes, finalizando com a Nacional em outubro. A Paraíba vai organizar a 4ª Conferência Estadual de Desenvolvimento Rural Sustentável no final do mês de julho.

Ao final do evento foram escolhidos dez delegados que irão representar o município na Conferência Territorial, sendo três do poder público e sete da sociedade civil organizada.