João Pessoa
Feed de Notícias

Governo discute reivindicações no 8º Encontro dos Sem Terrinha

segunda-feira, 24 de outubro de 2011 - 17:10 - Fotos:  Secom-PB

A Secretaria de Estado da Educação (SEE) esteve presente, na manhã desta segunda-feira (24), no encerramento do 8º Encontro Estadual dos Sem Terrinha. Na ocasião, o secretário Afonso Scocuglia recebeu uma pauta de cinco itens com as reivindicações que foram lidas pelas crianças integrantes do movimento, envolvendo as áreas de educação, cultura, esporte e lazer. O evento, que teve início no sábado (22), no ginásio O Ronaldão, em João Pessoa, foi promovido pelo Movimento dos Sem Terra na Paraíba (MST-PB) e contou com a participação de cerca de 600 crianças de todo o Estado.

Scoccuglia afirmou que a educação no campo é uma das prioridades do Governo do Estado, e as escolas dos assentamentos estão entre elas, levando em conta as reivindicações e respeitando a forma de pensar do MST. Ele disse que o Governo vai atender as demandas dentro das possibilidades, inclusive sugeriu que os pedidos fossem formalizados e que sejam marcadas reuniões para discutir as questões de forma específica e para que haja um diálogo permanente entre as partes.

Para o coordenador da área de Educação do MST, Gilmar Felipe, o evento é de suma importância para garantir que as crianças estejam em mobilização permanente na busca e na luta dos seus direitos. “Bem como garantir para as crianças esse ambiente de brincadeira, de estudo, de lazer e diversão e de mostrar para a sociedade que tem pessoas lutando por seus direitos, buscando construir sua dignidade e que quer melhores condições para viver”, ressaltou.

Gilmar destacou o apoio que foi dado pelo Governo do Estado, por meio das secretarias da Educação, de Juventude Esporte e Lazer, do Desenvolvimento Humano, de Cultura, da Agropecuária e Pesca e da Saúde. Estiveram presentes também os secretários da Agropecuária e Pesca, Marenilson Batista, e o executivo da Agricultura Familiar, Alexandre Eduardo Araújo.

No domingo (23), quatro unidades da rede estadual participaram do encontro para promover a interação entre as escolas da cidade e do campo. As escolas Nicodemos Neves (Funcionários I), Francisco Campos (Anatólia), Padre Cícero Romão (Mandacaru) e Almirante Tamandaré (Castelo Branco) levaram grupos de alunos, que também participaram de oficinas pedagógicas. Durante o encontro, que teve como tema “Educação no Campo e Agricultura Familiar Camponesa”, houve apresentações musicais, peças teatrais e oficinas de pintura, entre outras atividades.

Intercâmbio – No mês de setembro, 80 alunos das escolas da rede estadual de ensino Nicodemos Neves, Francisco Campos, Padre Cícero Romão e Almirante Tamandaré participaram de um intercâmbio, cujo objetivo foi promover uma troca de experiências entre as crianças que estudam na cidade e as que estudam no campo.

No dia 28 de setembro, alunos das escolas Almirante Tamandaré e Padre Cícero Romão receberam a visita dos jovens da escola Tiradentes, localizada no Assentamento Tiradentes, no município de Marí. No dia 29, foi a vez dos estudantes das escolas Nicodemos Neves e Francisco Campos receberem a visita dos alunos da escola Zumbí dos Palmares, do Assentamento Zumbí dos Palmares, também do município de Marí. Anteriormente, os alunos das escolas de João Pessoa já haviam visitado as escolas dos assentamentos.

“Esse intercâmbio foi muito importante, pois as crianças aqui de João Pessoa saíram da sua realidade e passaram o dia nas escolas do campo. Elas conheceram a realidade dessas crianças e suas escolas e, na semana seguinte, as do campo trouxeram seus alunos e eles passaram o dia aqui e viram como vivem as crianças da cidade”, explicou a gerente Operacional de Integração Escola Comunidade, Hígia Margareth.