João Pessoa
Feed de Notícias

Governo discute metodologia participativa com as comunidades selecionadas pelo Edital 2015 do Procase

quarta-feira, 30 de setembro de 2015 - 12:12 - Fotos: 

O Projeto de Desenvolvimento Sustentável do Cariri, Seridó e Curimataú (Procase) realizou nessa terça-feira (29), no auditório do Instituto Nacional do Semiárido (Insa), em Campina Grande, um encontro com representantes das 63 comunidades da agricultura familiar selecionadas a partir do Edital 2015, para dar início ao processo de construção participativa dos projetos produtivos que serão financiados pelo Governo do Estado.

A atividade promoveu o diálogo entre os técnicos do Procase e os agricultores presentes, tratando da metodologia que será aplicada para formulação dos projetos, que devem considerar as potencialidades produtivas e o nível de organização social da comunidade, e observar  questões relacionadas ao acesso a mercado, sustentabilidade e convivência com o semiárido.

“Para nós é uma felicidade e uma honra participar desse momento. Nossa comunidade é muito carente e precisa desse tipo de apoio para melhorar a produção e aumentar a comercialização do nosso artesanato”, disse Gileide Ferreira da Silva, artesã e representante do Quilombo do Talhado, de Santa Luzia.

As propostas selecionadas estão nas áreas produtivas de caprinocultura e ovinocultura de corte e leite, avicultura alternativa, fruticultura, artesanato, apicultura, sisal e quintais produtivos.

“O Procase quer construir os projetos de forma participativa, considerando o sonho da comunidade. Nossos técnicos estão orientados para ouvir, dialogar e sugerir propostas que viabilizem a realização desses desejos, a partir da ótica do desenvolvimento sustentável e da convivência com o semiárido”, destacouo coordenador do Procase, Hélio Silva Barbosa.

Edital 2015 – Este ano, o Procase abriu um Edital de Chamada Pública com valor de investimento de R$ 9 milhões para apoiar grupos de agricultura familiar da região do semiárido paraibano, especificamente em 56 municípios do Cariri, Seridó, Curimataú e Médio Sertão.

Das 323 propostas recebidas nas audiências do Orçamento Democrático Estadual, 63 foram selecionadas pelos técnicos do Procase, com o apoio dos Fóruns Territoriais, para realizar o processo de diagnóstico e elaboração do projeto produtivo.

Para acessar a lista com as comunidades selecionadas, clique aqui.

O Procase – O Projeto de Desenvolvimento Sustentável do Cariri, Seridó e Curimataú é uma ação do Governo do Estado da Paraíba que conta com o apoio do Fundo Internacional de Desenvolvimento Agrícola, para apoiar iniciativas de organizações de agricultores familiares em 56 municípios paraibanos, buscando desenvolver ações que fortaleçam a convivência com o semiárido.