João Pessoa
Feed de Notícias

Governo discute manejo clínico da Tuberculose com profissionais de saúde

terça-feira, 19 de março de 2013 - 17:11 - Fotos: 

O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Saúde (SES), em parceria com o Ministério da Saúde, reúne até esta quarta-feira (20), cerca de 120 profissionais de saúde (médicos e enfermeiros) da Atenção Básica de vários municípios paraibanos no II Seminário Regional Sobre Manejo Clínico da Tuberculose.

O evento começou nesta terça-feira (19) e acontece no auditório do Hotel Netuanah, na Praia do Cabo Branco, em João Pessoa. O seminário conta com a participação do coordenador do Programa de Controle da Tuberculose Hospitalar do Hospital Universitário do Fundão, no Rio de Janeiro, Paulo Albuquerque, além da pneumologista do Centro de Referência Professor Hélio Fraga, Liamar Borga.

A chefe do Núcleo de Doenças Endêmicas da Secretaria de Estado da Saúde (SES), Mauricélia Maria de Melo Holmes, explicou que esses profissionais estão sendo capacitados para otimizar  a qualidade da assistência na área de Tuberculose,  aprimorar  a   identificação, diagnóstico e tratamento da doença e viabilizar a operacionalização do Programa de Controle da Tuberculose (PCT).  “Com a rotatividade desses profissionais nos serviços de saúde, essas qualificações têm que ser realizadas constantemente para que essas pessoas possam desempenhar suas funções com segurança e responsabilidade e com isso oferecer um serviço com qualidade e eficiência ao usuário e assim melhorar os indicadores epidemiológicos dessa doença”, destacou.

A gerente operacional de Vigilância Epidemiológica da SES, Bernadete Moreira de Moura, que abriu oficialmente o evento, disse que o Governo do Estado tem procurado realizar esses seminários de qualificação e atualização enfocando o manejo clínico de várias doenças como forma de promover a qualificação profissional. Ela destacou que  o apoio e a parceria com os municípios nas ações de saúde têm como principal objetivo melhorar as condições de vida do povo paraibano.

Os municípios que estão participando da capacitação são: João Pessoa, Livramento, Coremas, Juru, Bayeux, Cuité, Catolé do Rocha, Itabaiana, Cabedelo, Monteiro, Cajazeiras, Ingá, Lucena, Sumé, Bonito de Santa Fé, Pilar, Cruz do Espírito Santo, Patos, Triunfo, Mamanguape, Cacimbas, Sousa, Pilões, Malta, Pombal, Esperança, Junco do Seridó, Cajazeirinhas, Aroeiras,Piancó, Princesa Isabel, Lagoa Seca e Itaporanga.