João Pessoa
Feed de Notícias

Governo discute implantação de bibliotecas em municípios paraibanos

terça-feira, 25 de março de 2014 - 10:20 - Fotos: 

O “Mais Bibliotecas Públicas”, projeto que apoia a instalação e qualificação de bibliotecas públicas no país, chega à Paraíba, nesta quarta-feira (26). Na ocasião, a representante do Sistema Nacional de Bibliotecas Públicas (SNBP) se reúne com integrantes do Sistema Estadual, gestores públicos, entidades e sociedade civil, na cidade de Frei Martinho. No encontro, serão discutidas a atuação do projeto no Estado e a implantação de bibliotecas públicas em municípios que ainda não possuem e as dificuldades e dúvidas para fazer com que esse tipo de equipamento exerça o papel no cotidiano da cidade.

A reunião acontece no Espaço Municipal, que fica no Largo da Guia, Centro, às 13h. O SNBP será representado pela técnica Malena Xavier. As reuniões são abertas ao público.

De acordo com a coordenadora do Sistema Estadual de Bibliotecas Públicas, Cybelle Macedo, que também é diretora da Biblioteca Juarez da Gama Batista, localizada no Espaço Cultural, apenas cinco cidades na Paraíba não possuem esse tipo de equipamento. Além de Frei Martinho, Jota Claudino, São Domingos, Serraria, e São Vicente do Seridó compõem a lista. “Nesses municípios, não existem bibliotecas públicas criadas por lei, e pretendemos implantá-las junto ao SNBP, porém, muitas cidades paraibanas possuem o equipamento mas não utilizam como deveriam e outras não funcionam. Por isso, estamos trabalhando em duas frentes: zerar o número de municípios sem bibliotecas e aperfeiçoar o funcionamento das que existem”, explica a gestora.

Mais Bibliotecas Públicas – O Sistema Nacional de Bibliotecas Públicas (SNBP), órgão subordinado à Diretoria do Livro, Leitura, Literatura e Bibliotecas da Fundação Biblioteca Nacional (FBN) iniciou em 2013 o Projeto Mais Bibliotecas Públicas, com o intuito de apoiar a instalação e qualificação das bibliotecas públicas no país, e zerar o número de municípios que não possuem o equipamento.

De acordo com a última Pesquisa de Informações Básicas Municipais (Munic), de 2013, realizada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), as bibliotecas públicas estão em 97% dos municípios do país, ou seja, é o equipamento cultural mais presente no cenário nacional.

Segundo os dados do SNBP, o Brasil possui 6.060 bibliotecaspúblicas, em 5.453 municípios, sendo 512 na Região Norte, 1845 na Região Nordeste, 499 no Centro-Oeste, 1932 no Sudeste e 1272 na Região Sul.