João Pessoa
Feed de Notícias

Governo discute fortalecimento da rede de atenção à saúde

quinta-feira, 15 de janeiro de 2015 - 11:05 - Fotos: 

Os diretores dos 33 hospitais públicos estaduais participaram de uma reunião, nessa quarta-feira (14), com a secretária de Estado da Saúde, Roberta Abath, a secretária executiva, Maura Sobreira, e a equipe técnica da Secretaria de Estado da Saúde (SES). O encontro, que ocorreu no auditório do Centro Formador de Recursos Humanos (Cefor), na Capital, teve o objetivo de fortalecer a rede de atenção à saúde.

A secretária Roberta Abath disse que visitará todos os hospitais e que está ciente de todas as dificuldades das unidades em 2015 devido a recessão econômica em todo país. “Neste primeiro encontro, quero informar que as portas do gabinete da Secretaria estão abertas para recebê-los porque a nossa maior bandeira será o trabalho em conjunto”, frisou.

A secretária disse ainda que o maior desafio de qualquer gestor da saúde é a ética e a humanização no atendimento de qualquer paciente. “Há necessidade de investimentos de recursos federais para regionalizar as redes de atenção à saúde do Estado. A grande meta é constituir redes regionalizadas de atendimento em todo o Estado”.

Segundo a secretária executiva da Saúde, Maura Sobreira, além do fortalecimento das redes de atenção à saúde, outra prioridade da SES é reorientar o papel dos hospitais estaduais na prestação de cuidados à população. “Nesse sentido, o estabelecimento de padrão gerencial é fundamental para a qualificação da assistência e alcance de metas pelas unidades hospitalares”, disse.

Uma das medidas da Secretaria com a intenção de qualificar a assistência foi a criação da Gerência Executiva de Atenção Hospitalar. O gerente Bruno Bezerra apresentou aos diretores um panorama atual dos 33 hospitais estaduais e as propostas de melhorias para 2015. “O nosso papel será estar mais presente nos hospitais para analisar indicadores, produção e firmar parcerias com cada direção, o que vai permitir a busca da qualidade e eficiência no trabalho que, consequentemente, gerará um atendimento mais humanizado e com qualidade pra população”, pontuou.

A diretora geral do Hospital Regional de Cajazeiras, Edjane Leite, elogiou a iniciativa de promover os encontros. “É muito importante porque todos enfrentamos os mesmos problemas e, juntos, chegamos a um direcionamento de como melhorar, e quem ganha com isso é a população,” falou.

“Pude observar que é uma gestão aberta e dinâmica, que nos apoiará e, com isso, será fortalecido o funcionamento dos hospitais”, disse a diretora geral do Hospital Regional de Pombal, Kevia Werton.