Fale Conosco

28 de março de 2017

Governo discute fiscalização da água em reunião do Comitê das bacias do Litoral Norte



O Governo do Estado, por meio da Agência Executiva de Gestão das Águas da Paraíba (Aesa), discutirá a fiscalização da água durante a reunião do Comitê das bacias hidrográficas do Litoral Norte. O encontro acontece, nesta quarta-feira (29), às 9 horas, no auditório da Escola Técnica Estadual da cidade de Mamanguape, localizada no Litoral Norte.

Durante o evento, o gerente da Aesa, Pedro Freire, fará uma apresentação sobre as ações da fiscalização dos recursos hídricos. Outro tema que será discutido é a situação dos planos de saneamento básico dos municípios inseridos na bacia hidrográfica do litoral norte. Este tema será conduzido pela professora Maria Adriana Ribeiro, da Associação Brasileira de Recursos Hídricos.

O comitê também é conhecido como Parlamento das Águas. De forma democrática, são escolhidos: quatro representantes do poder público, dez usuários de água bruta (sem tratamento) e oito integrantes da sociedade civil. Os integrantes são responsáveis, entre outras coisas, pela fiscalização e gerenciamento das bacias dos rios Mamanguape, Camaratuba e Miriri.

A área de atuação de comitê abrange 51 municípios. As bacias hidrográficas do Litoral Norte englobam a área de 4.596,04 km², correspondendo a 8,1% do território estadual, com cerca de 500 mil habitantes.