João Pessoa
Feed de Notícias

Governo discute estrutura do Plano Estadual de Segurança Alimentar e Nutricional

quarta-feira, 6 de abril de 2016 - 10:20 - Fotos: 

A Secretaria Executiva de Segurança Alimentar e Economia Solidária realizou nessa terça-feira (5) uma reunião da Câmara Intersecretarial de Segurança Alimentar e Nutricional (Caisan), com o objetivo de contribuir com a sistematização da construção do Plano Estadual de Segurança Alimentar e Nutricional (SAN).

O tema central da reunião foi sistematizar e trabalhar na elaboração do Plano em três componentes: participação da sociedade; sensibilização da população e gestores municipais na importância de construir um sistema municipalizado e, por último, colocar os elementos fundamentais necessitados pela população na área de Segurança Alimentar e Nutricional.

Para a executiva da Secretaria de Segurança Alimentar e Economia Solidária (Sesaes), Ana Paula Almeida, a reunião teve como ponto de partida fazer um detalhamento da estrutura do Plano. “A partir de sugestões foi organizado uma comissão que, junto com as secretarias vai catalogar as informações necessárias sobre as ações que o Governo vem investindo em segurança alimentar. Está na Caisan significa fortalecer essas ações integradas de Governo e, principalmente a inclusão dos agricultores familiares, além de garantir nas escolas e nos hospitais, comida de verdade no campo e na cidade”, disse.

Ela acrescentou ainda que o Plano é um planejamento, sobretudo, é a “leitura de quais são as ações e desafios que o Governo tem em relação a esse tema para o Estado. Ele servirá de norteador para outras cidades brasileiras nas ações que estão relacionadas a essa política”.

Com mais de trinta anos militando na luta do combate a fome no Brasil, a professora Sônia Lucena destacou a importância desse desafio que deverá nortear as ações relacionadas à política alimentar no Estado. “Considero uma experiência enriquecedora e positiva por fazer parte dessa construção coletiva. Apesar de ser paraibana, hoje moro em Pernambuco e me sinto feliz pela confiança que estão me depositando em fazer esse trabalho e que, intrinsecamente, eu dependo da contribuição de todos para sua concretização”, enalteceu.

A luta pela fome no Brasil ocorre desde meados de 1988. Atualmente em todo país existem 10 planos de segurança alimentar consolidados nos Estados, sendo os demais em processo de construção gradativa. O pleno é composto por 19 órgãos do Governo do Estado e pelo Conselho Estadual de Segurança Alimentar e Nutricional (Consea).

A reunião aconteceu na Fundação Casa de José Américo, no bairro do Cabo Branco, em João Pessoa e, contou ainda  com a presença das secretarias que compõem a Caisan na Paraíba.