Fale Conosco

3 de maio de 2013

Governo discute estratégias para distribuição de sementes



Coordenadores e técnicos locais das regiões administrativas da Emater de Guarabira e de Itabaiana se reúnem nesta segunda-feira (6), em Alagoainha, para discutir estratégias de distribuição de sementes do Programa Estadual de Banco de Sementes. O evento começa às 9h, na Estação Experimental da Emepa, e será coordenado pelo secretário de Estado do Desenvolvimento Agropecuário e da Pesca, Marenilson Batista.

As duas regiões irão distribuir 80.550 toneladas de sementes, sendo 48 mil quilos de milho, 27.850 quilos de feijão Vigna e 4.700 quilos de sorgo. Serão contemplados cerca de 7 mil agricultores familiares de 31 municípios que recebem assistência da Emater Paraíba.

No caso específico da semente de sorgo forrageiro, segundo informou o diretor técnico da Emater, Erasmo Lucena, os agricultores beneficiários deverão reservar uma área de 10% de seu cultivo para produção de semente, e com a colheita formar um banco para atender a demanda do ano vindouro e também garantir ração para o rebanho, principalmente em época de estiagem, como acontece no momento.

O Programa Estadual de Banco de Sementes, lançado na quinta-feira em Esperança, vai distribuir 784 toneladas de sementes para cerca de 200 municípios e beneficiará inicialmente 98 mil agricultores familiares aderidos ao Garantia Safra neste ano, em 171 municípios. São 382 toneladas de milho, 180 toneladas de feijão Vigna ou macassar, 182 toneladas de feijão Phaseolus ou carioquinha e 40 toneladas de sorgo.