João Pessoa
Feed de Notícias

Governo discute estiagem e aftosa no Ministério da Agricultura

terça-feira, 3 de abril de 2012 - 15:46 - Fotos:  L. Barbosa

Foto: L. Barbosa

Na manhã desta terça-feira (3), o secretário de Estado do Desenvolvimento da Agropecuária e da Pesca, Marenilson Batista, participou de reunião ordinária do Conselho Nacional de Secretários de Agricultura (Conseagri). O encontro aconteceu no Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, em Brasília, e contou com a participação do ministro Mendes Ribeiro Filho, que propôs um diálogo aberto com cada secretário.

O ministro ouviu atentamente as dificuldades que cada região tem enfrentado nos últimos meses, principalmente com relação às mudanças climáticas, como a estiagem que atingiu grande parte do Sul e do Nordeste brasileiros. Em algumas regiões, a seca tem sido a pior dos últimos 15 anos e diversos municípios já declararam estado de emergência.

No Agreste da Paraíba, a falta de chuva afetou o preparo da terra e o plantio da safra. “Estamos tomando uma série de medidas para minimizar os efeitos da estiagem. O principal deles é abastecer as cisternas de água por meio de caminhões-pipa”, disse Marenilson. Ele também disse que o apoio do Governo tem sido muito importante. “O Estado tem se mobilizado para aumentar a infraestrutura e o transporte até as regiões mais carentes”, contou.

Aftosa – Outro ponto importante e abordado durante a reunião foi a vacinação contra a febre aftosa. Movimento em massa que garante a segurança dos animais e, com isso, o aumento da demanda e do preço da carne brasileira. “País livre da febre aftosa desenvolve as economias locais”, afirmou o ministro Mendes Ribeiro.

A Paraíba, segundo Marenilson, está incluída no programa de vacinação. “O governo nos ajudou muito, contratando novos funcionários e técnicos capacitados para auxiliar cada município. Além de viabilizar toda a estrutura organizacional e tecnológica para que o nosso Estado cumpra a meta do programa”, disse o secretário.