João Pessoa
Feed de Notícias

Governo discute cultivo e produção de uva com agricultores de Natuba 

quarta-feira, 23 de agosto de 2017 - 09:22 - Fotos: 

O Governo do Estado por meio da Secretaria de Desenvolvimento da Agropecuária e da Pesca participou, nessa terça-feira (22), de discussões sobre o cultivo, produção e comercialização da uva no município de Natuba.

Com o objetivo de apresentar alternativas para que os produtores de uva possam agregar valor comercial ao produto, o secretário titular da Sedap, Rômulo Montenegro, conheceu plantio de uva Isabel, variedade exclusiva da produção em Natuba.

Natuba é único produtor de uva em escala comercial na Paraíba. Segundo levantamento da Defesa Agropecuária, o município conta com 116 hectares para plantio. São duas safras por ano o que garante uma produção de 40 toneladas por cada hectare e uma produção anual de aproximadamente cinco mil toneladas nas duas safras cultivadas.

O cultivo de uva no município de Natuba é uma das principais fontes de renda, para muitas famílias, e para que os produtores possam investir, ter acesso a políticas públicas e possíveis investimentos o secretário Rômulo explicou aos produtores presentes a reunião, todos os procedimentos que agregam valor a produção.

“Eu quero destacar duas situações importantes e necessárias para que o produtor possa expandir e comercializar com valor agregado, a política sanitária e a política de comercialização, é preciso que vocês tenham acesso às tecnologias, não basta apenas produzir, é preciso que essa produção tenha qualidade para entrar no comércio com preço, e competir em condições iguais. Eu sei que as dificuldades são enormes, mas o Estado está presente nos pequenos municípios para apresentar soluções e ajudar”, comentou o secretário.

A prefeita de Natuba, Janete Santos, agradeceu ao secretário Rômulo, pela visita e disse que o município vai mapear as áreas de produção para desenvolver ações junto ao Governo do Estado que beneficiem os agricultores.  “Nós vamos nos organizar, mapear toda a parte produtiva da uva no município, a nossa produção é conhecida e testada, já produzimos há muito tempo, para expandir e tornar mais conhecida a nossa produção, bastava uma visita e os esclarecimentos feitos aqui pelo secretário para darmos andamento aos projetos junto aos agricultores”, ressaltou.

O agricultor Antônio José Vasconcelos fala com alegria da sua produção, “vivo com a minha família da produção de uva, planto o ano inteiro e acredito no potencial da produção de uva como uma fonte viável de renda para o município. A uva faz parte da vida de muitas pessoas que estão aqui. Estamos confiantes que vamos agilizar a produção”, contou.