João Pessoa
Feed de Notícias

Governo discute construção de agroindústria em Santa Cecília

segunda-feira, 17 de novembro de 2014 - 09:27 - Fotos: 

A construção de uma agroindústria para fabricação de queijo de coalho foi o tema de um encontro que reuniu cooperados, técnicos da Emater Paraíba e uma equipe da Companhia de Desenvolvimento da Paraíba (Cinep), no município de Santa Cecília. A reunião aconteceu na sede da Cooperativa dos Produtores Rurais do Município.

Os produtores rurais de Santa Cecília enfrentam problemas para a comercialização de seus produtos. Grande parte fabrica queijo de forma artesanal. A produção é comercializada no estado de Pernambuco. A estiagem, que já dura três anos, prejudicou os agricultores. Uma das saídas foi organizar uma cooperativa para unir forças e enfrentar os problemas.

A Emater Paraíba atuou e contribuiu para a fundação da cooperativa, ministrou um curso de capacitação sobre cooperativismo e dá assistência aos associados. A cooperativa foi fundada em abril de 2013.

A principal meta dos associados é obter o Serviço de Inspeção Federal (Sif) para comercialização dos queijos. Para isso é necessário a construção de uma agroindústria dentro das normas. A cooperativa já adquiriu o terreno para construção do prédio e busca parcerias para alcançar o objetivo. E uma delas foi firmada com a Cinep, que vai articular outros órgãos em busca de mais parcerias para a construção da agroindústria.