Fale Conosco

18 de setembro de 2011

Governo discute Comitê de Políticas de Inclusão da Pessoa com Deficiência nesta segunda



O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Humano (SEDH), discute nesta segunda-feira (19) o Comitê Gestor Estadual de Políticas de Inclusão da Pessoa com Deficiência. A reunião será às 9h, na Casa dos Conselhos, localizada na Praça Dom Adauto, com a presença de secretários do Governo do Estado, do secretário nacional de promoção dos direitos da pessoa com deficiência, Antônio José do Nascimento Ferreira, e do presidente do Conselho Nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência (Conade), Moisés Bauer Luiz.

“A implantação de uma política voltada para a pessoa com deficiência deve contemplar acesso ao tratamento qualificado, à educação, à cultura, ao esporte, à capacitação profissional, à renda e ao trabalho digno. Uma política desse porte exige comando único de ação, com todas as secretarias envolvidas de forma transversal”, disse a secretária da SEDH, Aparecida Ramos.

A coordenadora da Política Estadual do Idoso, Gabrielle Tayanne Vasconcelos, que está organizando o evento, acrescentou que, além da articulação com outros órgãos gestores, a reunião também discutirá a composição do Comitê. “O evento estabelece o compromisso do Estado da Paraíba em relação à inclusão de pessoas com deficiência, com vistas a promover ações de defesa dos direitos dessas pessoas, em regime de cooperação com os municípios e o Estado”.

Participam do encontro as secretarias de estado da Educação (SEE), da Saúde (SES), da Defesa e da Segurança Social (Seds), da Casa Civil, da Comunicação (Secom), da Cultura (Secult), do Planejamento e Gestão (Seplag), da Interiorização, do Turismo e Desenvolvimento Econômico (Setde), da Juventude, Esporte e Lazer (Sejer), da Infraestrutura (Seinfra), e, por fim, das Mulheres e da Diversidade Humana.

Também foram convidadas a Fundação Centro Integrado de Apoio à Pessoa com Deficiência (Funad)e a Companhia Estadual de Habitação Popular (Cehap).