João Pessoa
Feed de Notícias

Governo discute comercialização ao Pnae com escolas e agricultores em Pombal

quinta-feira, 14 de janeiro de 2016 - 12:40 - Fotos: 

Com a proximidade do ano letivo e as escolas realizando as matrículas dos novos alunos, o Governo do Estado, por meio da Emater-GU, promoveu reunião com assessores e técnicos da área econômica no município de Pombal, no Sertão, para discutir a operacionalização do Programa Nacional de Alimentação Escolar (Pnae). A reunião teve a participação da gerência da 13ª Região, diretores das escolas estaduais e a presença de agricultores familiares fornecedores de produtos agrícolas.

O coordenador Regional da Emater-GU em Pombal, Leonar de Souza, informou que em fevereiro será realizado um seminário sobre o Pnae em todos os municípios da região, devendo encerrar com um encontro regional, quando haverá uma exposição de produtos comercializados ao Programa. Ele destacou que será uma grande oportunidade para um diálogo entre os agricultores e os gestores das escolas, contribuindo para o fortalecimento da agricultura familiar.

No primeiro seminário da Coordenação Regional da Emater com a Gerência Regional da 13ª Região de Ensino deverão ser apresentados os contratos de compra e venda dos agricultores familiares com as escolas estaduais, cujos editais estão sendo lançados no portal da Gestão Unificada.

A Emater, como empresa integrante da Gestão Unificada Emepa/Interpa/Emater, vinculada à Secretaria de Desenvolvimento da Agropecuária e da Pesca, está mobilizando os agricultores para ampliar o numero de fornecedores ao Pnae.

Na região de Pombal, foram contratados no ano passado 29 projetos do Pnae Estadual, com recursos da ordem de R$ 337.944,75 com a participação de 56 agricultores fornecedores. Quanto ao Pnae Municipal, foram mais 12 projetos, com recursos de R$ 525.293,50 e 64 agricultores familiares fornecedores. A quantidade de produtos comercializados pelos agricultores familiares para o Pnae na região foi de 142.620 quilos.