Fale Conosco

18 de março de 2015

Governo discute Biodiversidade e Socieconomia do Parque Estadual Marinho Areia Vermelha



sudema oficina biodiversidade de areia vermelha 3 270x191 - Governo discute Biodiversidade e Socieconomia do Parque Estadual Marinho Areia VermelhaPara discutir as diretrizes do Plano de Manejo do Parque Estadual Marinho Areia Vermelha, localizado em Cabedelo, o Governo do Estado, por meio da Superintendência de Administração do Meio Ambiente (Sudema), promoveu nesta terça (17) e quarta- feira (18), na Fortaleza de Santa Catarina, naquele município, a Primeira Oficina de Planejamento Técnico sobre a  Biodiversidade  e  a Socieconomia do Parque.  A atividade contou  com as presenças do secretário de Estado do Meio Ambiente, Fabiano Lucena,  membros do Conselho Gestor Consultivo do Parque, consultores, além da comunidade local.

sudema oficina biodiversidade de areia vermelha 1 270x191 - Governo discute Biodiversidade e Socieconomia do Parque Estadual Marinho Areia VermelhaFabiano Lucena ressaltou  a importância da oficina  nas ações desenvolvidas na localidade. “A discussão sobre as atividades de intervenção no Parque  Estadual Marinho Areia Vermelha não começam e nem terminam nas oficinas. O espaço é a oportunidade de interação e de construção coletiva entre instituição pública e sociedade civil. Todas as observações que foram feitas  pela comunidade, sem dúvidas, são primordiais nas diretrizes dos estudos técnicos  feitos no local”, frisou.

sudema oficina biodiversidade de areia vermelha 2 270x191 - Governo discute Biodiversidade e Socieconomia do Parque Estadual Marinho Areia VermelhaA presidente do Conselho Gestor e coordenadora de Estudos Ambientais da Sudema, Karina Massei, explicou que a oficina faz parte do Plano de Manejo  do Parque. “Os trabalhos desenvolvidos nesses dois dias fazem parte do Plano de Manejo,  que tem como objetivo estabelecer o zoneamento e as normas  de uso da área e o manejo dos recursos naturais, inclusive a implantação das estruturas físicas necessárias à gestão da unidade de conservação”, destacou.

O Parque apresenta uma área de 230 hectares, e foi criado pelo decreto estadual nº 21.263 de 28 de agosto de 2000.